5R’s: educação financeira e sustentabilidade
Pensando no desejo dos estudantes de trabalhar em conjunto mesmo com o distanciamento social, foi realizada uma proposta diferente durante as aulas de Educação Financeira. As turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental foram divididas em pequenos grupos para criarem histórias em quadrinhos com uma temática bem especial, que girou em torno da sustentabilidade, principalmente relacionada às empresas e aos 5R’s (repensar, reutilizar, recusar, reciclar e reduzir). As histórias deveriam ter alguns elementos-chave. O primeiro deles seria uma empresa cujas práticas não fossem pautadas na sustentabilidade, que, de alguma forma, prejudicasse seus funcionários e as pessoas no entorno. A partir dessa situação, a população e a própria empresa deveriam sofrer consequências por não priorizarem o bem-estar e o meio ambiente.
Para desenvolver o trabalho, os autores da história precisaram ter como objetivo a solução do problema de forma criativa e viável, abordando, pelo menos, três dos 5R’s estudados. “Além de pensar sobre as questões orçamentárias que envolvem a educação financeira, com a proposta, o componente convida os estudantes a refletirem, por meio de situações-problema, sobre as questões que envolvem a sustentabilidade, os desejos e as reais necessidades”, avalia a Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais, Analice Vacaro, lembrando que, de forma criativa, a proposta desafiou os estudantes a pensarem estratégias para a transformação e a qualificação dos cenários, entendendo, assim, que toda a ação tem consequências, sejam elas negativas, sejam positivas.
Após a elaboração da história, os estudantes têm a missão de apresentar os trabalhos aos colegas, gerando um debate acerca dos problemas e das soluções criadas pelos grupos. A atividade proposta teve como objetivo conscientizar os jovens sobre questões relacionadas ao consumo e alertar sobre como algumas empresas prejudicam o meio ambiente, refletindo sobre a repercussão que nossas escolhas podem causar no mundo em que vivemos.
Leia aqui uma das histórias!