conheça
o colégio
santa inês

Da educação infantil ao ensino médio.

O Colégio Santa Inês destaca-se por uma educação integral, com valores e princípios cristãos vivenciados em um ambiente propício à construção de conhecimentos e à produção dos saberes escolares. É uma escola confessional católica, da Rede IENS, pertencente à Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que está presente em mais de 30 países, nos cinco continentes.

O Projeto Pedagógico do Santa Inês tem como finalidade o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas e socioemocionais. A educação inesiana respeita as diferentes etapas do desenvolvimento integral dos estudantes, além de considerar a pluralidade de conhecimentos e suas interfaces.

No Colégio Santa Inês, a relação pedagógica tem como elementos fundamentais o diálogo e o respeito às diferenças, à singularidade e à cultura de paz. 

Esses pilares, por sua vez, favorecem a humanização, a construção dos conhecimentos e a capacidade de trabalho em equipe.  

De forma ética e colaborativa, o investimento na formação de lideranças solidárias e empreendedoras contribui para a transformação da sociedade. 

O colégio ainda dispõe de ambientes de aprendizagem diferenciados e funcionais, assim como tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos. 

Todos esses processos acontecem a partir de metodologia científica, ativa e criativa, na qual o estudante interage em um ambiente híbrido.

Conheça nossos
princípios norteadores

  • Por uma educação integral
    Por uma educação integral

    No Colégio Santa Inês, a educação integral é concebida como um processo de constituição do sujeito, que aprende a se comunicar, a se autoconhecer, a interrogar e compreender o mundo por meio de experiências significativas. Nesse processo, o indivíduo se torna mais singular, agindo na sociedade e interagindo com ela de modo estético, ético e emancipatório.

  • Eixos norteadores da marca inesiana
    Eixos norteadores da marca inesiana
    • Educação Cristã
    • Autoconhecimento
    • Currículo em Rede de Perspectiva Cultural
    • Excelência Acadêmica
    • Gestão Sistêmica
  • Diferenciais da educação integral inesiana no currículo e na vida de seus estudantes
    Diferenciais da educação integral inesiana no currículo e na vida de seus estudantes
    • Ampliação da jornada escolar
    • Promoção de atividades educativas extracurriculares
    • Currículo em rede de perspectiva cultural
    • Professores altamente qualificados
    • Diálogo e promoção de atividades para os pais
    • Desenvolvimento de habilidades cognitivas
    • Metodologia inovadora com tecnologia integrada
    • Atendimento personalizado e afetuoso
  • Compromisso com a educação integral
    Compromisso com a educação integral

    O estudante do Santa Inês, ao mesmo tempo em que solidifica seus conhecimentos, desenvolve cidadania, autonomia intelectual e socioafetiva, autoconhecimento, espírito crítico, formação ética e apreciação estética. O trabalho pedagógico-educativo inesiano cultiva também a convivência com a diversidade e a responsabilidade social, além do protagonismo infantil e juvenil.

  • Currículo em rede de perspectiva cultural
    Currículo em rede de perspectiva cultural

    O compromisso com a educação integral associa-se à Missão Institucional, que visa à formação de uma pessoa capaz de agir numa sociedade plural e de interagir com ela de modo ético, justo e solidário. 

    A associação entre os aspectos científico, acadêmico e humano é uma das maiores riquezas da constituição do ser integral. Com isso, há plena relação entre interlocução e escuta, decisão e ação, preservação da memória cultural e capacidade criativa, firmeza e compreensão individual e coletiva. 

    Os princípios inesianos ⎯ como organização, bom relacionamento, alegria, autoconhecimento e espiritualidade ⎯ também incorporam a formação integral do estudante, o que favorece a manifestação das múltiplas inteligências e da plenitude do ser. 

Congregação das Irmãs
Escolares de Nossa Senhora

A congregação religiosa feminina, fundada por Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, está presente e atuante em 11 Províncias. Com um Governo Central, em Roma, espalha a Boa Nova do Evangelho e da Educação em 32 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e África. Atualmente, somos cerca de 1.951 Irmãs.

Como Congregação de Direito Pontifício, nossa missão consiste em continuar a missão de Cristo, para a qual fomos chamadas e a dedicar-nos a trabalhos apostólicos na Escola, na Pastoral e na Saúde, tendo como meta atingir crianças, jovens e adultos com nossa oração, palavra e testemunho de vida. 

"A luz consome-se a si mesma, enquanto serve os outros iluminando" (M.T.)


Saiba mais

Pastoral Educacional 
Apresentação

A Pastoral educacional IENS tem por finalidade a construção do Reino de Deus. O anúncio parte da experiência de vida das pessoas, se dá na família, na escola, na comunidade, nas diferentes instâncias da sociedade e, sempre que acolhido, gera educação transformadora,comprometida com a pessoa, que na concepção de Maria Teresa Gerhardinger e convicção das IENS: educação significa tornar as pessoas capazes de alcançar a plenitude do seu potencial como seres criados à imagem de Deus (cf. Gn1,26) e ajudá-las a colocar os seus dons à disposição para humanizar a terra. O mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas.

Assim, a prática da pastoral perpassa pelos conceitos e princípios da educação para a paz, para a justiça e integridade da criação. Para que esses conceitos, bem como os da educação integral e evangélico-transformadora possam ser possíveis de ser vividos por todo/as, nossa atuação pastoral pauta-se através de cinco linhas de ação:

Pilares da Pastoral Educacional

  • Meditação e Contemplação
    Meditação e Contemplação

    A prática da meditação cristã contribui para a educação do coração, para um olhar contemplativo da vida e do mundo. Pela quietude e escuta silenciosa, procura-se conectar-se com seu eu profundo e com o transcendente. Com esta prática, no contexto escolar, possibilita-se a harmonização do corpo, mente e espírito, potencializando o ser humano na sua inteireza.

  • Formação Integral e Integradora
    Formação Integral e Integradora

    Nossa ação pedagógico-pastoral compromete-se a integrar e formar as múltiplas dimensões dos sujeitos da educação e articular seus diversos itinerários formativos, bem como reconhece e acolhe a diversidade humana e social presente nas nossas comunidades educativas. Tais compromissos implicam movimentar-se em direção ao desenvolvimento de uma educação integral, sustentada por um currículo multidimensional que possibilite ao indivíduo evoluir, plena e harmoniosamente, em todas as suas dimensões (cognitiva, espiritual, corpórea, social, cultural, afetiva, ética, estética, entre outras); que oriente articulação entre conhecimentos e saberes das diversas áreas do conhecimento, que garanta a intrínseca relação entre fé, cultura e vida; promova o desenvolvimento de um pensamento crítico.

  • Eco Solidariedade e Cultura de Paz
    Eco Solidariedade e Cultura de Paz

    Como Congregação, formamos uma rede Internacional para Justiça, Paz e Integridade da Criação, que se chama SHALOM Esta Rede tem por meta realizar ações que proporcionem a reconciliação, a solidariedade com os oprimidos, a promoção da dignidade humana e a colaboração com movimentos ecológicos para salvaguardar a Terra - Casa Comum.

  • Mística e Celebração
    Mística e Celebração

    A celebração faz parte da vida; ela fomenta a espiritualidade cristã e a mística do carisma IENS. Pela celebração, atualiza-se o mistério de Jesus Cristo na vida da escola e da escola no mistério pascal de Cristo. A celebração é um momento culminante dos processos pedagógico-pastorais vividos, ligando fé e vida. É memória das vivências e impulso para continuar caminhando na esperança, como comunidade educativa de fé.

  • Vocação e Projeto de Vida
    Vocação e Projeto de Vida

    Segundo a cosmovisão cristã, toda pessoa é vocacionada a cuidar da vida. Atitudes como a sensibilidade, a solidariedade e a convivência com o diferente precisam ser desenvolvidas. O conhecimento de si mesmo e dos diferentes estilos de vida, contribuem para no discernimento pessoal para fazer escolhas existenciais. A construção de um projeto de vida é indispensável, bem como o acompanhamento de alguém confiável com quem o jovem estudante possa dialogar, ser escutado e orientado nas suas necessidades e inquietações.

SHALOM é a Rede Internacional da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa
Senhora para a JUSTIÇA, PAZ e INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO.

Foi criada em resposta ao chamado do MANDATO DE AÇÃO: "Como Congregação, estabelecemos uma rede internacional de trabalho para a justiça, a paz e a integridade da criação". (19º Capítulo Geral-1992). Arriscando na fé por um mundo mais justo e humano, anunciamos que a paz, fruto da justiça, é possível para toda a criação.