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o colégio
santa inês
Da educação infantil ao ensino médio.
Da educação infantil ao ensino médio.
O Colégio Santa Inês destaca-se por uma educação integral, com valores e princípios cristãos vivenciados em um ambiente propício à construção de conhecimentos e à produção dos saberes escolares. É uma escola confessional católica, da Rede IENS, pertencente à Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que está presente em mais de 30 países, nos cinco continentes.
O Projeto Pedagógico do Santa Inês tem como finalidade o desenvolvimento de competências e habilidades acadêmicas e socioemocionais. A educação inesiana respeita as diferentes etapas do desenvolvimento integral dos estudantes, além de considerar a pluralidade de conhecimentos e suas interfaces.
No Colégio Santa Inês, a relação pedagógica tem como elementos fundamentais o diálogo e o respeito às diferenças, à singularidade e à cultura de paz.
Esses pilares, por sua vez, favorecem a humanização, a construção dos conhecimentos e a capacidade de trabalho em equipe.
De forma ética e colaborativa, o investimento na formação de lideranças solidárias e empreendedoras contribui para a transformação da sociedade.
O colégio ainda dispõe de ambientes de aprendizagem diferenciados e funcionais, assim como tecnologias que contribuem para o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos.
Todos esses processos acontecem a partir de metodologia científica, ativa e criativa, na qual o estudante interage em um ambiente híbrido.
Em 1946, foi realizada a compra da Chácara das Camélias, terreno onde hoje se situa o Colégio Santa Inês e a inauguração do Instituto Santa Inês, já com Jardim de Infância.
Foi neste período que Madre M. Hilda Skrzipczik voltou à Criciúma e Madre M. Raphaela John assumiu a coordenação da comunidade do Santa Inês. A população do bairro se unia às irmãs nas dificuldades e daí surgiu a Festa das Camélias: uma espécie de quermesse, realizada no recém construído Salão Paroquial. Havia barracas com os mais diversos quitutes, pescaria, leilão... Toda a comunidade ajudava com prendas. Mais tarde a festa se tornou um jantar dançante anual, conhecido como Comenda das Camélias.
Em 1º de fevereiro de 1954 foi inaugurado o Ginásio Santa Inês, na ocasião, apenas feminino. Neste ano foram criados, também, o Grêmio Estudantil do Colégio Santa Inês - GESI, órgão que representa os estudantes do 5ª Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e a Juventude Estudantil Católica - JEC, que já existia em âmbito nacional e na Arquidiocese.
A Associação de Pais e Mestres do Santa Inês, APAMESI, foi criada em 27 de outubro de 1960, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento da relação entre pais, professores e estudantes. Em 1960, já tendo alunas do Curso Ginasial com Boas Vozes, a Direção do Santa Inês contratou a professora Corália de Area Leão para iniciar o “Orfeão Artístico do Santa Inês”.
O número de crianças e de jovens foi crescendo e as exigências eram cada vez maiores. Novos terrenos vizinhos foram comprados, a fim de corresponder à demanda das alunas que, após o término do Ginásio, queriam continuar os estudos no Santa Inês. Assim, em 1961, foi fundado o curso científico. Neste mesmo ano foram criados o Serviço de Orientação Educacional - SOE, e o Clube de Mães, que funcionava no salão paroquial, às terças-feiras.
Entre os anos de 1962 e 1965, as IENS se dedicaram ao estudo dos documentos do Concílio Vaticano II que, entre outros tópicos, falava sobre os responsáveis pela Educação Cristã: em primeiro lugar, os pais e depois a escola.
O prédio que abriga a residência das irmãs foi construído no início de 1970 e, nesta época, também se tornou sede para o Provincialato da Província de Porto Alegre. Em 1971, foi criado o curso supletivo vespertino, em comemoração ao jubileu de prata do Colégio Santa Inês. Neste ano também aconteceu a Reforma de Ensino, com a lei de Diretrizes e Bases LDB nº 5692/71. O Colégio passou a ter Direção única para 1º e 2º graus.
Uma data toda especial foi a comemoração dos 45 anos do Colégio, na ocasião, dirigido pela Ir. Sônia Haydê Randazzo. Para marcar o momento, foi editado um folheto especial chamado “Sempre o Novo”.
No início dos anos 90, o Santa Inês implantou a computação no seu currículo, a partir da disciplina de Informática Educacional, instalando laboratórios e treinando os professores para utilizarem os recursos. Neste mesmo período, a Biblioteca informatizou todo o seu acervo.
Para celebrar o cinquentenário da nossa Escola, batizamos o canteiro maior do jardim de “Ilha Verde” e inauguramos o novo espaço com uma placa de mármores.
O Com-Viver, espaço dedicado exclusivamente à Educação Infantil, foi inaugurado, trazendo o turno integral como opção para as famílias e as crianças. Um ambiente seguro para Ser- Brincar- Aprender.
Foi nesta década que os prédios 7 e 14 foram construídos. O prédio 7 contava inicialmente com 4 salas de aula, e laboratório de Informática Educativa, praça, salão para reuniões e apresentações, o Salão Azul e um espaço para esportes. Em 2014 foi remodelado para atender as crianças do turno inverso. As salas são acolhedoras, lembrando o ambiente de casa, assim como o espaço multiuso que serve de cozinha e área de alimentação. Pequenos espaços para plantar e cultivar temperos e plantas, também, fazem parte deste ambiente, assim como um espaço para brincar. No prédio 14 foram instaladas as salas tecnológicas, hoje equipadas para atender estudantes do Ensino Médio, com um ambiente diferenciado e acolhedor.
A partir de 2013, o Colégio começou a passar por um processo gradativo de modernização. Mudanças estruturais nos prédios foram sendo realizadas com o objetivo de melhorar a circulação, integrando áreas e espaços que antes eram afastados. As salas de aula foram equipadas com aparelhos de ar-condicionado, projetores e multimídia.
O movimento “Sou + Santa Inês” relembra a importância da nossa história e nos convida a questionar o futuro. Também neste ano o Colégio dá início ao projeto que traz para a sala de aula a realidade dos tablets, com orientação dos professores para a utilização de iPads pelos estudantes.
O movimento “Inspirações” nos coloca em contato com uma máquina fotográfica analógica, para refletirmos, cada um a seu tempo, sobre o que nos inspira a ser livres para pensar um mundo melhor. Ainda em 2014 acontece a primeira “Semana Cultural”, um espaço para atividades e oficinas de forma multi, inter e transdiciplinar. E os iPads chegam para ficar: os estudantes de 1º e 2º Ano do Ensino Médio passam a fazer uso individual dos iPads nas atividades de sala de aula.
O movimento #porummundomelhor convida a todos – estudantes, colaboradores e comunidade escolar – a colocar em prática nossas ideias para impactar o mundo positivamente.
Para comemorar os 70 anos, o Colégio ganha um slogan, alinhado com o seu novo momento. Estamos em constantes transformações com a participação dos estudantes e seguimos na missão de educar, para que todos possam ‘Aprender a ser a mudança’ que querem para o mundo. Ainda em 2016 surge um novo conceito de Educação, pensando na internacionalização e na necessidade de romper fronteiras. Nasce o Programa de Educação Bilíngue. O projeto piloto iniciou com o 1º Ano do Ensino Fundamental e, hoje, começa a partir do Nível 3 da Educação Infantil.
Quem nunca quis que as coisas fossem diferentes? Que as pessoas agissem de maneira diferente? Ou que o mundo mudasse? Mais do que nunca, não podemos ficar alheios aos acontecimentos e às injustiças do dia a dia. Cada ação, por menor que pareça, impacta e muito na vida das pessoas. A mudança começa por você! Nós, do Colégio Santa Inês, assumimos o propósito de sermos a mudança que queremos para o mundo, reafirmando as origens e a essência da nossa instituição! Pensando nisso, iniciamos o ano letivo de 2017 lançando este desafio para toda a Comunidade: o compartilhamento de iniciativas bacanas, individuais ou coletivas, capazes de fazer a diferença ou inspirar alguém no nosso “Mural Interativo”.
Em 2017, com o nível de consciência ampliado, o slogan recoloca-se para ressaltar que juntos faremos a diferença e assumimos o propósito: "WE ARE THE CHANGE" - "NÓS SOMOS A MUDANÇA".
O novo momento está alinhado com as mudanças dinâmicas no cenário da educação e reforça o compromisso da instituição em oferecer aos estudantes uma combinação de formas de conhecimento, aliando excelência acadêmica a uma educação humanizada. “O momento é este, e o protagonismo será daquele que tiver a coragem de duvidar daquilo que sabe, e abertura para ler este novo tempo. Ter a capacidade de experimentar e propor novas formas de conhecimento é o que nos fará grandes e capazes de engajar os estudantes, de torná-los protagonistas de uma nova história na Educação Inesiana para que, com ética e cuidado, conscientemente, possam intervir na realidade e transformar o mundo”, complementa a diretora.
Garantir a continuidade do aprendizado dos estudantes, nos diversos níveis de ensino, foi o maior desafio das instituições de ensino, em especial, as de Educação Básica. Com o avanço do Coronavírus (Covid-19) no Brasil e em Porto Alegre, o Santa Inês implantou um plano de contingência que incluía, com a suspensão das aulas, a produção e adequação de conteúdo para as diversas faixas etárias. "Criar possibilidades e propor novas formas criativas de trabalho também foram ações que ajudaram e aumentaram o desejo pelo contato com os desafios organizados pelos professores", complementa a Diretora, Irmã Celassi Dalpiaz.
Mais do que nunca, este foi o momento para pensarmos sobre a importância do cuidado e a necessidade de constante acolhimento, escuta e conexão. Pensando nisso, foram implementadas ações solidárias, pautadas em um olhar atento ao outro. Entre elas, destacou-se a campanha “Laços que nos Unem”. A iniciativa teve como objetivo arrecadar cobertores, agasalhos e alimentos não perecíveis. Em comemoração aos 75 anos da escola, ainda foi inaugurado o E-class - Laboratório Interdisciplinar de Experimentações Prof. Júlio Trolli. A celebração ainda contou com a implementação da campanha “Eu Faço Parte” e com o lançamento de uma Exposição Virtual, narrando a trajetória do Colégio Santa Inês.
Em 2022, o Colégio Santa Inês se manteve em constante ampliação, construindo caminhos para novas perspectivas e potencializando saberes. Nesse ano, a instituição participou pela primeira vez da British English Olympics (BEO), sediada em Londres, no Reino Unido. Formando a única equipe gaúcha, a delegação inesiana ficou em 7º lugar na competição interdisciplinar em língua inglesa, que reuniu representantes de 35 países. Além de fomentar o desenvolvimento de habilidades acadêmicas e socioemocionais, a competição - promovida pela BEO World e pelo Oxford International Education Group – veio reforçar o incentivar um olhar atento à interculturalidade.
Somos inesianos. Somos experiências que se conectam. O ano de 2023 foi de muitas novidades no Colégio Santa Inês. Tivemos o lançamento do Bazar do Empreendedorismo Feminino, a participação em mais uma edição da British English Olympics, e a estreia dos Clubes de Inovação. Também vivenciamos o retorno da nossa tradicional Festa Junina Solidária, sediamos o nosso primeiro evento de simulações de relações internacionais – a CSI Mundi –, e nos preparamos intensamente para a Yale Model United Nations e a HarvardModel United Nations. É claro que o convite para integrarmos a Rede de Escolas Associadas da UNESCO não poderia ficar de fora! Afinal, em meio a tantas alegrias e realizações, cada aprendizado, conquista e evento representou uma experiência significativa na jornada inesiana.
No Colégio Santa Inês, a educação integral é concebida como um processo de constituição do sujeito, que aprende a se comunicar, a se autoconhecer, a interrogar e compreender o mundo por meio de experiências significativas. Nesse processo, o indivíduo se torna mais singular, agindo na sociedade e interagindo com ela de modo estético, ético e emancipatório.
O estudante do Santa Inês, ao mesmo tempo em que solidifica seus conhecimentos, desenvolve cidadania, autonomia intelectual e socioafetiva, autoconhecimento, espírito crítico, formação ética e apreciação estética. O trabalho pedagógico-educativo inesiano cultiva também a convivência com a diversidade e a responsabilidade social, além do protagonismo infantil e juvenil.
O compromisso com a educação integral associa-se à Missão Institucional, que visa à formação de uma pessoa capaz de agir numa sociedade plural e de interagir com ela de modo ético, justo e solidário.
A associação entre os aspectos científico, acadêmico e humano é uma das maiores riquezas da constituição do ser integral. Com isso, há plena relação entre interlocução e escuta, decisão e ação, preservação da memória cultural e capacidade criativa, firmeza e compreensão individual e coletiva.
Os princípios inesianos ⎯ como organização, bom relacionamento, alegria, autoconhecimento e espiritualidade ⎯ também incorporam a formação integral do estudante, o que favorece a manifestação das múltiplas inteligências e da plenitude do ser.
A congregação religiosa feminina, fundada por Maria Teresa de Jesus Gerhardinger, na Alemanha, em 1833, está presente e atuante em 11 Províncias. Com um Governo Central, em Roma, espalha a Boa Nova do Evangelho e da Educação em 32 países da Europa, Ásia, América Latina, América do Norte, Oceania e África. Atualmente, somos cerca de 1.951 Irmãs.
Como Congregação de Direito Pontifício, nossa missão consiste em continuar a missão de Cristo, para a qual fomos chamadas e a dedicar-nos a trabalhos apostólicos na Escola, na Pastoral e na Saúde, tendo como meta atingir crianças, jovens e adultos com nossa oração, palavra e testemunho de vida.
"A luz consome-se a si mesma, enquanto serve os outros iluminando" (M.T.)
A Pastoral educacional IENS tem por finalidade a construção do Reino de Deus. O anúncio parte da experiência de vida das pessoas, se dá na família, na escola, na comunidade, nas diferentes instâncias da sociedade e, sempre que acolhido, gera educação transformadora,comprometida com a pessoa, que na concepção de Maria Teresa Gerhardinger e convicção das IENS: educação significa tornar as pessoas capazes de alcançar a plenitude do seu potencial como seres criados à imagem de Deus (cf. Gn1,26) e ajudá-las a colocar os seus dons à disposição para humanizar a terra. O mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas.
Assim, a prática da pastoral perpassa pelos conceitos e princípios da educação para a paz, para a justiça e integridade da criação. Para que esses conceitos, bem como os da educação integral e evangélico-transformadora possam ser possíveis de ser vividos por todo/as, nossa atuação pastoral pauta-se através de cinco linhas de ação:
A prática da meditação cristã contribui para a educação do coração, para um olhar contemplativo da vida e do mundo. Pela quietude e escuta silenciosa, procura-se conectar-se com seu eu profundo e com o transcendente. Com esta prática, no contexto escolar, possibilita-se a harmonização do corpo, mente e espírito, potencializando o ser humano na sua inteireza.
Nossa ação pedagógico-pastoral compromete-se a integrar e formar as múltiplas dimensões dos sujeitos da educação e articular seus diversos itinerários formativos, bem como reconhece e acolhe a diversidade humana e social presente nas nossas comunidades educativas. Tais compromissos implicam movimentar-se em direção ao desenvolvimento de uma educação integral, sustentada por um currículo multidimensional que possibilite ao indivíduo evoluir, plena e harmoniosamente, em todas as suas dimensões (cognitiva, espiritual, corpórea, social, cultural, afetiva, ética, estética, entre outras); que oriente articulação entre conhecimentos e saberes das diversas áreas do conhecimento, que garanta a intrínseca relação entre fé, cultura e vida; promova o desenvolvimento de um pensamento crítico.
Como Congregação, formamos uma rede Internacional para Justiça, Paz e Integridade da Criação, que se chama SHALOM Esta Rede tem por meta realizar ações que proporcionem a reconciliação, a solidariedade com os oprimidos, a promoção da dignidade humana e a colaboração com movimentos ecológicos para salvaguardar a Terra - Casa Comum.
A celebração faz parte da vida; ela fomenta a espiritualidade cristã e a mística do carisma IENS. Pela celebração, atualiza-se o mistério de Jesus Cristo na vida da escola e da escola no mistério pascal de Cristo. A celebração é um momento culminante dos processos pedagógico-pastorais vividos, ligando fé e vida. É memória das vivências e impulso para continuar caminhando na esperança, como comunidade educativa de fé.
Segundo a cosmovisão cristã, toda pessoa é vocacionada a cuidar da vida. Atitudes como a sensibilidade, a solidariedade e a convivência com o diferente precisam ser desenvolvidas. O conhecimento de si mesmo e dos diferentes estilos de vida, contribuem para no discernimento pessoal para fazer escolhas existenciais. A construção de um projeto de vida é indispensável, bem como o acompanhamento de alguém confiável com quem o jovem estudante possa dialogar, ser escutado e orientado nas suas necessidades e inquietações.
Foi criada em resposta ao chamado do MANDATO DE AÇÃO: "Como Congregação, estabelecemos uma rede internacional de trabalho para a justiça, a paz e a integridade da criação". (19º Capítulo Geral-1992). Arriscando na fé por um mundo mais justo e humano, anunciamos que a paz, fruto da justiça, é possível para toda a criação.
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