A arte de aprender e transformar como ideia sustentável

Com o dinamismo dos novos tempos, surgem também as necessidades de mudanças e adequações de ambientes que convidem para uma maior interação, já que o momento é de dispersão e de individualização.

Entendendo que os ambientes são também espaços essenciais organizadores da aprendizagem, o Colégio Santa Inês, ao longo dos anos vem, gradativamente, transformando-se e tornando-se uma escola mais aprazível, alegre e convidativa para a construção do conhecimento e convivência.

Confira algumas novidades:

Parceria com as famílias e sustentabilidade

Ao longo do ano passado, as conversas de pátio com famílias da escola foram bastante frutíferas e, para a nossa alegria, pais começam a engajar-se, ajudando também no planejamento de mudanças estruturais do ambiente. Neste ano, contamos com a generosa ajuda do Arquiteto Jober Cavalli e sua esposa Silvana no projeto da rampa do prédio 5, assim como nos outros ambientes. O engajamento de mais pais, com certeza, fará nossa escola ainda melhor. Em tempos em que a sustentabilidade em todos os sentidos é uma temática fundamental, as parcerias são elementos chaves para também ensinar aos nossos filhos que a transformação e a mudança começam em nós, para depois chegarem à coletividade.

Obra de arte e engenharia

E não parou por aí. Até obra de arte está por surgir. O Engenheiro Leonardo, junto ao Artista Duda Lanna, estão arquitetando esta obra, que já está aprovada e, aos poucos, vai tomando forma na torre do prédio 1. Aprender a contemplar e a conviver com o belo nos torna mais sensíveis às diversas realidades que nos circundam.

Circulando pelos ambientes, por muitas vezes, e com muitos olhares começam as engenharias e a busca de possibilidades para um melhor aproveitamento dos espaços, assim como para suprir as necessidades dos estudantes, professores e famílias. Nem todas são possíveis, porém com uma boa dose de esforço e engenharia muitas se tornam viáveis.

Juntos, começando pelo espaço mais próximo, podemos fazer muito. Do local para o global podemos concretizar muitos sonhos em realidades.

Acessibilidade

Tendo presente este contexto, neste ano, dando continuidade às mudanças, o prédio 5, além de ter uma rampa dando acessibilidade às três salas do térreo também, recebeu uma ambientação mais ecológica.

Tornamos acessível o prédio administrativo, ligando-o ao prédio 3 e 2 com uma abertura interna.

A passagem secreta da Educação Infantil ganhou colorido e uma simpática rampa acessando a Classe Bebê.

Espaços de convivência

O antigo bar, em frente ao auditório, desapareceu e surgiu um imenso espaço surpresa que, gradativamente, receberá “Cara Nova”. Você será convidado a dar vida a este ambiente. Logo saberemos como se fará isso.

Manutenção e conservação

A passarela dos “acenos e beijos” endereçados às crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental recebeu reforma e novo colorido.

O saguão do prédio 6 foi reinventado tornando-se mais acolhedor. As salas do mesmo prédio receberam portas com um visor mais amplo que beneficiam a entrada de luz no ambiente. Está ficando bonito.

A sala de Arte está com uma nova fisionomia, assim como as salas do 4º Andar do prédio 14. Transformamos as cadeiras estáticas com braços reguláveis e rodinhas para facilitar a mobilidade.

As salas do Nível 2 e uma do Nível 3 receberam novos mobiliários e o saguão do Com -Viver  se tornou mais acessível, assim como a praça ao ar livre. Para facilitar o deslocamento do Nível 1 organizamos a área da alimentação no mesmo andar evitando subir as escadas.

Tecnologia

Além de melhorias estruturais, manutenção e conservação, para o ano letivo de 2018, o colégio também está investindo na aquisição de materiais tecnológicos para aulas de Robótica e equipes assim como outras tecnologias.

Gratidão

Enfim, de nada adiantaria tudo isso, sem pensar no papel primordial da escola que é o aprendizado que passa por professores capacitados, pelo ambiente adequado e pelo engajamento de estudantes, comunidade e pais, para esta finalidade.

Desejamos muito êxito a todos e estamos ansiosos em poder recomeçar.

Ir. Celassi Dalpiaz
Diretora do Colégio Santa Inês