A Expressão da Avaliação na Educação Infantil

Faça a sua inscrição via depósito bancário ou via Sympla.

Acontece no próximo dia 29 de junho (sábado), das 07h30min às 18h, no Colégio Santa Inês, o I Seminário Nacional da Educação Infantil “A Expressão da Avaliação na Educação Infantil – Rapsódias do olhar: reflexões, registros, documentação pedagógica e visibilidade das aprendizagens das crianças e da construção da docência”. O evento tem o objetivo de aprofundar estudos sobre avaliação na educação infantil na perspectiva da pedagogia participativa que assegure os direitos das crianças e de suas aprendizagens.

Segundo a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Santa Inês, Rosana Cairuga, “revisitar a forma de expressar o acompanhamento das aprendizagens das crianças, dando visibilidade ao seu potencial e valor aos conhecimentos advindos das suas experiências no cotidiano da escola infantil, é desafiador, em função da complexidade e da intensidade das vivências infantis”. E é nesse sentido que o evento se propõe a buscar novas possibilidades de expressão da avaliação. “Precisamos encontrar formas de proporcionar uma avaliação democrática e que traduza as culturas infantis”, ressalta Rosana.

O evento terá a participação de Monique Deheinzelin, Jussara Hoffmann, Paulo Fochi e Mônica Pinazza. O investimento individual será de R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais), com 5% de desconto para grupos de cinco a nove pessoas e 10% para grupos de dez participantes ou mais. Estudantes de Pedagogia também têm 10% de desconto. As inscrições poderão ser realizadas via depósito bancárioouvia Sympla até o dia 26/06. No dia do evento, o  MetaPark Estacionamentos (Rua Barão do Amazonas, 85), em frente ao Colégio, estará com preço único para os participantes de R$ 16,00 (Dezesseis Reais) a diária.

Organização: Rede Educacional IENS Brasil.Realização: Colégio Santa Inês.

Programação:

7h30min – 8h: Credenciamento

8h – 8h15min: Acolhida da direção do Colégio Santa Inês

8h15min – 8h30min: ABERTURA

8h30min – 10h: Rapsódia 1- Experiência e conhecimento na Educação Infantil, com Monique Deheinzelin

10h – 10h30min: Dinâmica Aquário

10h30min – 11h: Coffee Break

11h: Rapsódia 2 - Perspectivas e práticas da avaliação mediadora na Educação Infantil, com Jussara Hoffmann

12h30min – 13h: Dinâmica Aquário

13h: Intervalo para almoço

14h: Rapsódia 3 - Narrar para argumentar as aprendizagens das crianças: as mini-histórias e as rapsódias da vida cotidiana, com Paulo Fochi

15h40min – 16h: Dinâmica Aquário

16h - 16h20min: Coffee Break

16h20min – 18h: Rapsódia 4 -  Avaliação em Educação Infantil: investigar práticas para resistir às pedagogias transmissivas, com Mônica Pinazza

18h - 18h20min: Dinâmica Aquário

18h20min – 18h30min: Encerramento

Sobre os palestrantes:

Monique Deheinzelin - Com experiência e conhecimento na Educação Infantil, é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (2013) e Mestre em História e Filosofia da Educação, também pela USP.

Jussara Hoffmann - Considerada uma das maiores especialistas em avaliação da aprendizagem do país, iniciou seus estudos e pesquisas nessa área em 1979, na UFRJ, tendo se tornado a segunda Mestra em Educação do país na Linha de Pesquisa Avaliação Educacional. Desde lá, destaca-se pela sua contribuição inovadora nessa área, desenvolvendo a teoria de Avaliação Mediadora. Graduada em Letras pela UFRGS (1974), atuou desde jovem como professora e coordenadora pedagógica na rede pública e privada de ensino de Porto Alegre. Após o Mestrado, atuou como docente em curso de especialização na PUCRS e, a partir de 1986, como Professora Adjunta na Faculdade de Educação da UFRGS, instituição na qual ampliou estudos e pesquisas sobre Avaliação Mediadora e Educação Infantil.  Em 1997, intensificou sua atuação na formação de professores como Conferencista e Consultora Educacional no país e no exterior. Também é idealizadora e fundadora da Editora Mediação, onde atua há 22 anos como Diretora Editorial, sendo responsável pela publicação de mais de 220 títulos na área de formação pedagógica. É autora de vários livros sobre o tema de seus estudos, de capítulos em livros no Brasil e no exterior e de inúmeros artigos em jornais e revistas, com várias obras alcançando a categoria de bestsellers em educação.

Paulo Fochi - Doutor em Educação na linha de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (USP) com bolsa sanduíche (CAPES) na Universitad de Barcelona - UB; Mestre em Educação na linha Estudos sobre Infância (UFRGS), com estágio de missão científica na Universidad Publica de Navarra; Especialista em Educação Infantil (Unisinos); Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Licenciado em Pedagogia (Unopar); Professor do curso de Pedagogia (Unisinos) e Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil (Unisinos); Pesquisador colaborador do "Contextos Integrados em Educação Infantil" (USP/ CNPq); Membro da Associação Criança (Braga/Portugal) e Membro do Special Interest Group - SIG Birth to Three (European Early Childhood Education Research Association - EECERA); Coordena o OBECI - Observatório da Cultura Infantil. Paulo Fochi foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (MEC). Atua no assessoramento de escolas e redes de Educação Básica e em produções culturais e artísticas para crianças, com publicações especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês e Formação em Contexto.

Mônica Appezzato Pinazza - Mestre e Doutora em Educação Infantil pela USP e professora associada, livre-docente, da Faculdade de Educação da USP.