A masculinidade é pauta da próxima edição do Conversa em Família
Na próxima quinta-feira (21/11), acontece mais uma edição do projeto “Conversa em Família”. O encontro, que inicia às 18h, no Salão Azul, é aberto à comunidade escolar e terá como tema a masculinidade em suas diversas características e múltiplas possibilidades. “A masculinidade, quando distorcida, pode provocar a violência, a guerra e o rancor. Urge a necessidade de construirmos um modo de vir a ser homem que não exclua, julgue ou oprima a feminilidade e as mulheres”, destaca o psicólogo escolar Leonardo Garavelo que fará a mediação do painel. O bate-papo contará com a participação do professor e idealizador do projeto Cuidado de Pai, Eduardo Sampaio, e do psicólogo e facilitador de processos colaborativos, Pedro Lunaris.
Quem é quem:
Eduardo Sampaio é educador e pai da Belle e do Daniel. Trabalha na educação há mais de 17 anos, tendo como foco a educação linguística. É idealizador do projeto Cuidado de Pai que busca criar espaços de diálogo e reflexão sobre a construção de vínculos afetivos por meio da paternidade ativa, da expressão das emoções e do reconhecimento das diversas formas de exercer a masculinidade. Acredita na educação e na paternidade através do cuidado afetivo. Afinal, cuidar é sim coisa de homem!
Pedro Lunaris tem formação em psicologia com mestrado em psicologia social e institucional. Atuou como terapeuta corporal, educador social, fotógrafo, professor de fotografia, mediador de conflitos, coordenador de grupos de experimentação teatral e acompanhante terapêutico. Desde 2013 é facilitador de processos colaborativos, apoiando coletivos e grupos em planejamentos cooperativos por meio de consultorias e projetos sociais. Trabalhou por três anos em projetos de Justiça Restaurativa no estado do RS e em projetos de inovação e mobilização social na educação. Hoje atua na área de desenvolvimento de cultura organizacional e marketing.