Aprendendo com a imaginação: Oficinas IntegrAtivas têm início com Oficina de Escrita
Ao espiar pela porta da sala de aula, é possível ver as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EFAI) concentradas enquanto tentam desvendar os mistérios da escrita. Para os adultos que olham de fora pode até parecer que não passa de brincadeira, mas – para quem sabe o que o movimento do lápis na folha é capaz de fazer – escrever é coisa séria.
Isso tudo é parte do cenário das Oficinas IntegrAtivas, recém-lançada pela equipe pedagógica dos Anos Iniciais com diversos objetivos, como o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, que incluem desde memória, atenção e raciocínio lógico até empatia, cooperação e autocontrole.
Para o desenvolvimento das propostas didáticas, são utilizados jogos, brincadeiras e atividades manuais, assim como materiais que incentivam a curiosidade e a investigação. “A combinação de atividades lúdicas, interativas e ativas é essencial para promover um aprendizado significativo e duradouro”, afirma a Coordenadora Pedagógica, Viviane Nectoux.
Criatividade e Intertextualidade na Sala de Aula
Entre várias possibilidades, o projeto teve início com a Oficina de Escrita: Contos Clássicos. “Esse espaço foi criado para permitir que as crianças mergulhem no universo da imaginação, explorando obras clássicas da literatura infantil”, explica a assistente pedagógica do segmento, Laura Bagatini de Almeida, que ministra essa parte do projeto.
Na primeira semana de atividades, a oficina envolveu a leitura, mediação e exploração de contos clássicos selecionados, como "Chapeuzinho Vermelho", "João e Maria", "João e o Pé de Feijão" e "O Gato de Botas". Ao longo das páginas, os pequenos foram se familiarizando com o gênero e, assim, ampliando seu repertório literário.
No universo encantado dos contos, que têm alimentado a imaginação das crianças ao longo do tempo, os estudantes utilizaram diversos recursos didáticos durante a oficina. Um desses recursos é o "Coordenadas dos Contos Clássicos", que sorteia elementos essenciais para a criação de histórias, como cenários, personagens e objetos presentes nos contos clássicos.
A pedagoga explica: “os elementos incluem cenários, personagens e objetos presentes nos contos lidos. Isso promove a intertextualidade e estimula a criatividade, resultando em uma variedade de narrativas únicas.”
Um pequeno grande escritor
Neste momento, a sala colorida da Turma 22 ganha ainda mais vida com manifestações como a de Francisco Christ Maffizzoni, de 7 anos. “Eu gosto de escrever, de criar livros”, conta ele, que já criou cinco livrinhos só neste ano. É como uma saga, com personagens fixos, chamada ‘Férias de Verão em Garopaba’. As crianças já ficam esperando e perguntando pelo próximo volume”, conta a professora Pietra Tórgo.
Em meio a recursos didáticos criativos, o pequeno estudante aproveita cada pedacinho de tempo para inventar. Afinal, esse é o lugar perfeito para quem adora andar a bordo da imaginação. “Entre os recursos está o Jacarágrafo, um marcador de parágrafo lúdico que auxilia na organização e estruturação do texto”, explica Laura.
Na hora da revisão, as crianças utilizam uma folha estruturada de "Check-list do Meu Texto". Esse recurso promove a análise autônoma, ajudando a identificar e corrigir aspectos gramaticais, de coerência e coesão, fortalecendo ainda mais a habilidade escrita e os conteúdos vistos em aula.