Atenção especial para o acolhimento e a convivência escolar

O acolhimento escolar está entre os diferenciais do Colégio e tem especial importância. Criar vínculos saudáveis e duradouros, garantindo a inserção dos estudantes e de suas famílias na comunidade escolar, de forma tranquila e segura, está entre os principais objetivos dos projetos desenvolvidos nesta área. Com as crianças bem pequenas, da Educação Infantil, o atendimento é personalizado e individual. Entre os diferenciais do processo de adaptação na Classe Bebê (faixa etária de 1 a 2 anos), estão a visita domiciliar (opcional), a ambientação, que acontece juntamente com a família, e a adaptação gradual, com horários e grupos reduzidos. A metodologia é semelhante ao longo de toda a Educação Infantil e conta com o acompanhamento permanente da equipe pedagógica.

Já no Ensino Fundamental e no Médio, entre os diferenciais, estão ocomponente curricular denominado Relações Escolares e Autonomia – REA e o eixo estruturante Projeto de Vida (Novo Ensino Médio), que não só auxiliam no processo de adaptação, como também estimulam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais ao longo do ano letivo.

Durante as aulas de REA e de Projeto de Vida, que fazem parte do Programa de Convivência Escolar, um dos eixos de trabalho dos professores Regentes e dos Mentores do Projeto de Vida é a integração e a construção de identidade da turma em sua diversidade, iniciativa que consolida um acompanhamento sistemático do grupo e dos estudantes em sua individualidade. Além disso, já no primeiro dia de aula, a equipe recebe os estudantes antigos e novos no pátio, auxiliando-os a encontrar suas turmas e salas, intermediando a apresentação dos estudantes aos novos colegas. Em sala de aula, é realizada uma dinâmica de integração com o grupo. Entre as atividades de adaptação, está o “Amigo Anjo”, iniciativa em que os estudantes antigos se dispõem, de forma voluntária, a acompanhar o novo colega nos primeiros dias de escola. Em todos os processos, há o acompanhamento permanente da Orientação Educacional e/ou Psicologia Escolar.

O Programa de Convivência Escolar, que abrange os diversos níveis de ensino, compõe uma série de ações educativas que promovem a saúde nas relações. O programa tem como iniciativa construir processos democráticos e solidários para o exercício da cidadania na perspectiva da Educação para a Paz, garantindo que todos os agentes se envolvam na Ética do Cuidado.