Avaliação e Rotina de Estudos – Vamos conversar sobre isso?
Enquanto o mundo tenta conter o avanço do Coronavírus, o nosso cotidiano mudou, ainda que temporariamente. O isolamento social alterou, radicalmente, a nossa rotina. E a escola, por sua vez, reinventou-se para continuar garantindo a sequência das atividades, por meio dos Estudos Domiciliares, apoiados pelas plataformas digitais.
Mais do que nunca, estudantes estão sendo desafiados a acionar suas competências para dar conta das aprendizagens: autonomia intelectual e inteligência emocional são aspectos fundamentais nesse momento. Diante de situações como a pandemia e a quarentena, é comum deixar hábitos, horários e rotina para depois. Porém, se o objetivo é continuar tendo êxito nos estudos, é hora de reverter essa realidade! Para que cada estudante consiga manter a autogestão de seus estudos, é fundamental que a rotina seja estabelecida dentro da nova realidade que se instaurou em nossas vidas.
Pensando nisso, a equipe do Ensino fundamental Anos Iniciais, juntamente com os professores regentes de cada nível de ensino, organizou um bate-papo com os estudantes apresentando algumas dicas que podem ser valiosas na organização da rotina de estudos, durante o isolamento social. O encontro “Avaliação e Rotina de Estudos – Vamos conversar sobre isso?” ocorreu na segunda-feira, dia 18 de maio, através da plataforma TEAMS, aplicativo em que os encontros on-line acontecem.
“Estudar em meio à pandemia é possível e benéfico para a sua vida e para o seu sucesso acadêmico”, destaca a Orientadora Educacional Luciana Modica. “Busque alinhar as expectativas com a realidade, ou seja, aquilo que é possível fazer, e tenha paciência. Todos estão tendo que fazer adaptações em seu modo de viver. Isto pode causar uma certa frustração, portanto procure ser resiliente com você mesmo, empático em suas relações familiares e perseverante frente aos seus objetivos pessoais”, complementa Luciana.
Já a Coordenadora Pedagógica do Segmento, Analice Vacaro, lembra que esse pode ser um período difícil para muitas pessoas, e que a equipe pedagógica do Colégio, mesmo à distância, segue à disposição para ajudar os estudantes e as suas famílias. “Caso você perceba que não está conseguindo lidar de forma saudável com os desafios deste novo cotidiano, não hesite em pedir ajuda. Permanecemos à disposição para ajudá-los no que for preciso”, finaliza Analice.