#BlackProductionsMatter – o que a língua nos convoca?

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio produziram o trabalho #BlackProductionsMatter, orientados pelos professores de Língua Inglesa Eduardo Sampaio e Raiany Tomazzi. “A temática que inspirou o trabalho foi o Black Lives Matter. Trabalhamos eixos de leitura de notícias e habilidades do ENEM a partir do tema da negritude (ebonic culture)”, relata Eduardo. Os educadores compreendem a necessidade de expansão do estudo da língua para além da ótica sobre a norma culta e do idioma utilizado no eixo EUA e Inglaterra. Assim, garantiram espaço para o desenvolvimento de saberes associados ao ENEM que contemplem a pluralização da percepção de Língua Inglesa. Dessa maneira, o processo de aprendizagem do trabalho objetivou consolidar a habilidade de utilização dos conhecimentos em Língua Estrangeira Moderna e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas (ENEM, habilidade 6 da competência 2), bem como a habilidade de reconhecer a importância da produção cultural em Língua Estrangeira Moderna como representação da diversidade cultural e linguística (ENEM, habilidade 8, competência 2). Ambas habilidades são desenvolvidas também em outras propositivas.

A análise textual do gênero canção, a partir da música “War”, de Bob Marley, foi apresentada aos estudantes como etapa inicial do trabalho. A identificação da diversidade de nexos e de expressões culturais permitiu a todos compreender a riqueza das trocas entre povos a partir da língua. Associados aos saberes sobre gêneros, foram trabalhadas questões ENEM e UFRGS com recorrência de aplicabilidade de temas culturais de comunidades diversas. Num segundo momento, a análise de conteúdos de agências de notícias ofereceu o conhecimento do gênero notícias em Língua Inglesa sobre e com temas socioculturais. O reconhecimento de debates atuais dessas comunidades se deu a partir do estudo desses textos internacionais. Os estudantes tiveram a oportunidade de reconhecer a Língua como manifestação dessas comunidades linguísticas, através da identificação dos usos de expressões que marcam as representações dessas comunidades, ebonic culture. Perceberam, então, o quanto falantes são  modificadores da Língua. Esse nível de aprimoramento no olhar dos jovens permitiu a percepção de que “Língua é ação e manifestação desses grupos”, como reforça Eduardo.

A partir da Pedagogia de Multiletramentos, ocorreu a construção de outras habilidades. Os estudantes estão organizando um catálogo por meio da ferramenta digital PADLET, o que os permitiu aplicar todo o conhecimento sobre a Língua a partir de escritas autorais. Esta avaliação compõe a proposta de Língua Inglesa do 2º trimestre. Atividade concluída, agora é compartilhar com a comunidade escolar para que todos possam ler e comentar a produção dos estudantes e se tornarem, assim, novos leitores e interlocutores da nossa juventude.

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