Brincadeiras e muito aprendizado
Se tem algo que é levado a sério no Santa Inês, é o direito ao brincar. “Ao observarmos os estudantes no início deste ano letivo e suas relações durante o momento do recreio, sentimos a necessidade de oportunizar às crianças meios diversificados para um intervalo seguro e prazeroso”, explica a Orientadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Andressa Borges, ao apresentar o projeto denominado de “Recreio Integrado”.
A iniciativa veio como um estímulo para que os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental retomassem a cultura do brincar com os amigos, estimulando a socialização depois de tanto tempo em casa. Com as turmas, foram desenvolvidos momentos especiais para entender as atividades preferidas das crianças e potencializar o engajamento. A partir de "ilhas de brincadeiras", com materiais diversos no pátio, foram ampliadas as possibilidades de escolha das crianças durante o intervalo. “Esta intervenção estimula maior autonomia dos estudantes para a resolução de conflitos, responsabilidade quanto aos materiais da escola e maior pertencimento aos espaços que lhes são oferecidos”, explica Andressa.
Com a novidade, os pátios da escola ganharam novas amarelinhas, e as crianças têm acesso a jogos como Twister e Cara a Cara, além de brinquedos como corda, bola, bambolê, pebolim, espirobol e badminton. “Precisamos viabilizar meios para que as crianças possam explorar e criar novas formas de brincar e novos códigos de interação social. É brincando que se aprende a viver”, conclui a educadora ressaltando que é a partir da simbologia do brincar que a criança experimenta e interage com o mundo a sua volta.