Campanha da Fraternidade Ecumênica - 2021

A campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano nos convida para uma reflexão em comunhão com irmãos e irmãs de outras religiões. Temos um avizinhamento religioso na nossa cidade, no nosso bairro e na nossa casa que, por vezes, afasta as pessoas pelas diferenças doutrinais, dando espaço para a intolerância e para as polarizações.

Reunir, agregar e encontrar soluções, juntos, nos torna mais fortes. Neste sentido, a campanha da fraternidade ecumênica traz o tema “Cristo é a nossa paz: Do que era dividido, fez uma unidade”, reforçado pelo lema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. 

Diálogo é um compromisso de amor. Essa frase é potente e nos encoraja nesta travessia turbulenta, pois nos provoca a pensar o diálogo no nível da profundidade, no sensível, no Êxodo de si. Nem toda comunicação é diálogo, é preciso olhar para dentro e ser sensível ao que outro me diz. É como respirar: inspirar e expirar. Tudo que tem vida, respira. A fala é a própria expressão do espírito. Logo, tudo que tem vida, dialoga. 

Aqui temos algo interessante: se por vezes a doutrina afasta, a espiritualidade do diálogo nos aproxima. A espiritualidade é o coração da religião e a experiência profunda do ser humano integral. 

É através do diálogo que poderemos encontrar soluções para juntos implementarmos um reino de amor, apontando caminhos, denunciando violências e se comprometendo com as causas comuns para o bem de todos.

A campanha usa o texto bíblico dos discípulos de Emaús que, após a morte de Jesus, caminhavam desolados, sem entender. Jesus ressuscitado se coloca ao lado como caminhante, escuta, fala, dialoga. O que ele falava “abrasava os corações”.

Que caminho é esse que trilhamos hoje? Quais são os nossos anseios? Quem caminha conosco? São perguntas pertinentes e necessárias. Precisamos fazer uma leitura do cenário atual para termos um diálogo contextualizado e assim buscarmos alternativas. Os caminhantes dizem: Fica conosco. E, ao partir o pão, reconheceram Jesus.

Reconhecemos o sagrado na partilha. Partilha de vida, do saber, do pão, das angústias e soluções. Reconhecemos o sagrado no rosto do nosso irmão e da nossa irmã. A campanha da fraternidade Ecumênica de 2021 enfatiza, assim como nossa fundadora nos diz, que “somos unidade na diversidade”, pois Deus não só permitiu a pluralidade como também a criou.

Um ótimo ano letivo para todos nós e que Deus nos abençoe.

Josimar Philippsen  
Pastoral Educacional do Colégio Santa Inês.