Colégio amplia ensino bilíngue
Voltado para a infância, considerada por especialistas a melhor época para começar a estudar outra língua, o Colégio Santa Inês coloca em prática a expansão das turmas do projeto bilíngue no próximo ano letivo. “O diferencial está na proposta de aprendizado pela contextualização dentro de cada sala de aula, onde as professoras trabalham com a docência compartilhada”, explica a coordenadora pedagógica geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz. Em 2017, o projeto vai iniciar no Nível 4 da Educação Infantil e seguir até o 2º Ano do Ensino Fundamental.
Seja por questões profissionais ou pessoais, a necessidade de saber falar inglês é crescente, para não dizer urgente. Na prática, o bilinguismo e a alfabetização aproximados contribuem para o raciocínio lógico da criança, facilitando a fluidez da associação de ideias.
A disposição física das salas de aula bilíngues é mais um dos cuidados que a instituição oferece. Os estudantes de quatro a oito anos contam com um ambiente organizado em áreas estratégicas, que otimizam a compreensão, além de aspectos cognitivos como a interação e a ludicidade. O sentido prático não é esquecido. Prova disso é o Mercado Mini existente nas salas, onde os pequenos aprofundam as questões de matemática e dão start na educação financeira.
De acordo com a professora Maria Waleska, o exercício é de perspectiva complementar para quem estuda e quem leciona. “Neste processo as coisas acontecem em simultâneo, desde o planejamento até a mediação com as crianças. A vivência permite aos estudantes uma imersão que passa ao largo da mera e habitual repetição de conteúdo a ser memorizado”, conclui.
Clique aqui para conferir fotos do projeto.