Colégio vê na meditação alternativa para os múltiplos estímulos do cotidiano

Pensando em minimizar os efeitos da atmosfera hiperconectada, o Colégio Santa Inês oferece a prática da meditação aos estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A ideia é fazer com que as crianças consigam manter o foco em momentos de dispersão, como a volta do recreio, por exemplo, além de estimular o auto-conhecimento e a autorregulação da aprendizagem. A atividade é diária e feita pelos professores, que são previamente orientados.

 “Crianças e adolescentes dessa geração estão, em grande parte, saturados de dados vindos do mundo exterior, e isso vem gerando uma distração crônica e uma superficialidade que tomam conta da nossa cultura e se mostram como um sintoma patológico de nosso tempo”, conta a psicóloga irmã Teresinha Dorigon Vieira, superintendente da Rede IENS Escola.

 Juntamente com a gama dos indispensáveis conteúdos a serem desenvolvidos, cabe à escola, oferecer também espaços para que crianças, adolescentes e adultos aprendam a cultivar a saúde mental, física e espiritual. “Acreditamos que a Formação Integral deve ser uma preocupação da escola. O ambiente escolar pode ser uma porta para o encontro consigo mesmo, conduzindo a diferentes possibilidades de atitudes na vida”, conclui a superintendente.

Convidamos também as famílias para os momentos de meditação, que ocorrem sempre às quartas-feiras, das 18h às 18h45min, na Capelinha do Colégio.

Esperamos por vocês.