Como acontece a Educação Bilíngue?
Na Educação Infantil, por meio da docência compartilhada, professoras pedagogas e linguistas da área de ensino de língua inglesa participam de planejamentos, projetos e atividades de sala de aula, objetivando interesses presentes e atuais que dizem respeito à interdisciplinaridade e à multidisciplinaridade. “Entendemos que o caminho que as crianças trilham para aprender a língua materna também pode ser realizado para o aprendizado de uma língua adicional, que, no nosso caso, é a língua inglesa”, explica a Coordenadora do Programa Bilíngue, Raiany Tomazzi, lembrando que as crianças aprendem por meio de processos e acontecimentos sociolinguísticos que contemplam o uso real da língua como fenômeno comunicativo e cotidiano.
Na continuidade do aprendizado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a língua inglesa é explorada em situações reais do cotidiano. Compreende a interação nas diferentes áreas do conhecimento, integrando teoria e prática no fazer pedagógico como forma para atender as necessidades de articulação dos múltiplos saberes. Analice Vacaro, que também coordena o programa, explica que o foco no desenvolvimento das habilidades de compreensão e de produção orais tem seu ápice em um movimento didático e pedagógico em que ludicidade, transdisciplinaridade e cooperação se encontram integrados para favorecer a aprendizagem. “O processo se torna efetivo na interação sistêmica entre os fenômenos das diferentes áreas do conhecimento com a língua inglesa”, complementa Analice.
Já no Ensino Fundamental Anos Finais, as propostas de ensino impulsionam, além do desenvolvimento de habilidades em língua inglesa, a integração de conhecimentos e a articulação entre teoria e prática, de forma colaborativa e investigativa entre as áreas do conhecimento. “No planejamento das aulas, atuam, conjuntamente, professores representantes das diferentes áreas, de forma a potencializar o caráter multifacetado das aprendizagens ao transitar nas mais variadas possibilidades de atuação dinâmica do sujeito”, conclui Analice.