Comunicação e letramento
Poéticas do cotidiano e projetos pedagógicos, assim como organização e identificação das atividades diárias, estão entre os assuntos das “Rodas da Educação Infantil”. Em círculo, crianças e professoras vivenciam momentos lúdicos e repletos de aprendizagem. O momento também é uma oportunidade para a experimentação de projetos diferenciados, como o desenvolvido pela fonoaudióloga Marilene Costa, junto aos estudantes do Nível 4C. De forma divertida, o grupo participou de atividades importantes para a construção de habilidades relacionadas à análise das palavras, que envolvem importantes aprendizados relacionados à consciência fonológica.
Para a especialista, as rodas propiciam diversas aprendizagens em sala de aula e podem servir de inspiração para momentos igualmente ricos em família. Para quem quer experimentar uma atividade diferenciada, em casa, Marilene ensina uma atividade simples, que os pequenos adoram: “Em brincadeiras orais, como A fala do Macaquinho, o adulto pode pronunciar apenas as vogais de uma palavra, pausadamente, para que as crianças reconheçam a palavra como um todo. O jogo de adivinhação é instigante, divertido e favorece o conhecimento linguístico”, explica a fonoaudióloga, lembrando que as crianças aprendem brincando.