Comunidade de aprendizagem: autoria e compartilhamento de conhecimento
A participação dos estudantes do Ensino Médio em atividades de aprendizagem dialógica no Experience Class (E-Class), do Colégio, nos Salões de Iniciação Científica na UFRGS e na PUCRS, assim como no UFRGSMundi, possibilitam o aumento do desempenho acadêmico e a melhoria da convivência entre todos. São oportunidades de desenvolvimento em comunidade de aprendizagem, além do aprimoramento do olhar científico dos estudantes sobre a realidade em que vivem.
No E-Class, os estudantes participam de atividades vivenciais que favorecem a ação direta sobre os fenômenos estudados a partir do desenvolvimento de habilidades e competências do nosso plano de ensino. Neste trimestre, alguns componentes curriculares apresentaram como estratégia experimentações para análise e construção dos saberes. Nas aulas de Redação do professor Vinícius Rodrigues, por exemplo, foram analisados os tipos deargumentação e os tipos de falácia, a partir de reuniões de grupos de trabalho e apresentações, permitindo o desenvolvimento da capacidade argumentativa e da oralidade.
Já a professora Mariana Marasca, de Química, desenvolveu experiências de Termoquímica, de Propriedades químicas, de Geometria das moléculas, de Saturação de Soluções, bem como, o projeto de iniciação científica. As atividades permitiram a relação entre conceitos químicos e situações do cotidiano. Em Geografia, o professor Bruno Peres conduziu discussões sobre temas da atualidade e os estudantes ocuparam o espaço E-Scenes para apresentar suas análises e considerações. Em Física, a professora Rosiméri Santos propôs experimentos sobre Equação de Clapeyron, Força de atrito, Equação Geral dos Gases e MRUV. Em Biologia, os professores Maurício Campos e Patrícia Rodrigues conduziram os estudantes a observar espécimes e realizar comparações e análises de vermes, moluscos e artrópodes. A extração do DNA de vegetais, a observação de células vegetais passando por osmose, o conhecimento de fermentação e utilização do processo e a observação de células vegetais em mitose foram, também, pautas de experimentos de Biologia nas aulas do professor Maurício.
“Além de observar, relacionar e analisar conhecimentos, os estudantes são conduzidos a tornarem-se autores: elaborando relatórios, apresentações e argumentações em diferentes portadores de texto”, explica a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires.
A proposta cruza os muros do Colégio: 11 estudantes do Ensino Médio, acompanhados pelo professor Bruno Peres, participaram do UFRGSMundi, nos dias 05 e 06 de outubro. O projeto de extensão organizado pelos graduandos de Relações Internacionais, Direito, Jornalismo, Economia e Ciências Sociais, simula reuniões de diferentes órgãos da ONU (Organização das Nações Unidas). No evento, nossos estudantes participaram de grupos de discussão (comitês) e receberam uma representação. Neles, foram desafiados a experimentar o processo de tomada de decisões e a construção de consenso em relação a temas reais. Doze grupos de pesquisa do Ensino Médio também participam das apresentações dos Salões de Iniciação Científica de PUCRS e UFRGS.