Comunidade Inesiana se mobiliza para arrecadar mil livros em prol da paz
A ativista paquistanesa Malala Yousafzai é a inspiração deste ano para as atividades alusivas ao Dia Internacional da Paz, no próximo dia 21 de setembro. A exemplo das campanhas anteriores, em que a comunidade escolar se mobilizou para produzir mais de mil tsurus de origami e cartas com mensagens de paz, a proposta neste ano tem como objetivo estimular a reflexão sobre o papel da educação na promoção da paz e da justiça, com a arrecadação e a distribuição de, pelo menos, mil obras literárias. Os livros, que já estão sendo arrecadados por meio de uma ação do Grêmio Estudantil do Santa Inês, serão distribuídos à população nos arredores do Colégio e para entidades assistidas pelas Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS).
A cada campanha, o Santa Inês elege uma personalidade que represente bem o desejo de paz, servindo de inspiração e como agente norteador da mobilização. Este ano, o trabalho irá destacar a trajetória da jovem Malala Yousafzai, que com frequência é citada pelos estudantes inesianos. É dela a frase “Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo”, que inspirou a ação. “Para termos Paz, precisamos de ética, diálogo, justiça social e, acima de tudo, educação", ressalta a diretora do Colégio, Ir. Celassi Dalpiaz.
O objetivo da campanha é reunir, de forma espontânea, pelo menos mil livros, que serão distribuídos no dia 21 de setembro, com o intuito de chamar a atenção da comunidade para o papel da educação na promoção da cultura de paz. No mesmo dia, várias atividades serão realizadas, entre as quais estão a Rua da Paz, o espetáculo teatral protagonizado pelo grupo de voluntariado, o momento de meditação cristã e a vigília pela paz mundial e pela superação de todos os tipos de violência.
Quer participar? Então é só colocar seus livros, novos ou usados, na estante localizada na "Tenda da Paz", em frente ao material didático.
Rede Shalom, IENS e Colégio Santa Inês
A Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) faz parte da Rede Internacional “Shalom” para a JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO, arriscando na fé por um mundo mais justo e anunciando que a paz, fruto da justiça, é possível para toda a criação. O Colégio integra-se à Rede Shalom e acredita que a paz é promovida cotidianamente, por meio da multiplicação de ações de generosidade, de solidariedade, de acolhimento, de respeito às diferenças, de tolerância e de empatia. As crianças e jovens têm grande poder de contagiar a sociedade com essas ações, pois, em seus olhos repletos de futuro, enxergamos o nosso compromisso de fazer as mudanças urgentes em nossa realidade.