Crianças viajam pelo espaço sideral em experiência imersiva com o maior planetário móvel do Brasil
As crianças dos Níveis 2, 3 e 4 da Educação Infantil e das turmas de 1º ao 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental participaram de uma imersão, em 360 graus, orientada por um astrônomo do Urânia Planetário: o maior planetário móvel do Brasil. Os ingredientes emoção, conhecimento e diversão fizeram parte de toda a vivência que ocorreu no Auditório Madre Teresa e encantou a todos.
A exemplo de Uma Noite Estrelada, momento inesquecível e muito esperado da Educação Infantil e, para os estudantes do 3º e 4º do Ensino Fundamental, a participação na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica), a experiência, presente pela primeira vez na escola, expande as investigações dos planetas e astros do sistema solar, conduzidas pelas professoras em aula, por meio de oficinas e pesquisas que ocorreram antes e depois da visita ao planetário.
O Urânia Planetário possibilitou, também, que as crianças avistassem de perto as estrelas em detalhes, e não teve quem não se emocionou! Nas palavras delas, “tudo parecia muito real”, incluindo a viagem de foguete, gerada por um moderno sistema de projeção que fez decolar a imaginação.
De acordo com a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Viviane Nectoux, “o Colégio, recebendo o maior planetário móvel, possibilitou uma verdadeira viagem espacial e um enriquecimento das experiências de aprendizagens científicas, com um toque especial de muita imaginação, o que fomenta a curiosidade em um ambiente lúdico e interativo. Temos o compromisso de mostrar a ciência como um elemento curioso e do dia-a-dia, incentivar as crianças a relacionarem as aprendizagens e descobertas realizadas no ambiente escolar com as demandas reais, exercitando um olhar crítico e investigativo.”
“Oportunizamos uma experimentação muito divertida na prática, com as crianças colocando os cintos de segurança imaginários e se aventurando pelo espaço como verdadeiros astronautas, desvendando o Sol, a Lua e a procura de buracos negros e meteoros. Ao verem a Terra, a comoção foi grande ao identificarem os animais, as paisagens e a importância de cuidarmos do planeta, afinal ele é a nossa casa, assim, valorizamos os conhecimentos prévios dos estudantes, bem como o fantástico mundo da infância, com suas diferentes visões e linguagens ao manifestar suas hipóteses”, completa a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Rosana Cairuga.