Educação Socioemocional nos Anos Iniciais

A educação socioemocional é parte essencial da formação dos estudantes do Colégio Santa Inês. A parceria com o programa LIV – Laboratório de Inteligência de Vida – proporciona vivências significativas e lúdicas, que estimulam o autoconhecimento, a empatia, a criatividade e a convivência saudável, a exemplo das crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Cada ano escolar tem personagens e jogos especialmente utilizados para trabalhar essas habilidades de maneira envolvente:

1º ano – Tomás
Tomás ajuda os estudantes a desenvolverem o autoconhecimento e a nomearem os próprios sentimentos. Ele convida as crianças a guardarem emoções e objetos simbólicos em uma "caixa de sentimentos", promovendo a identificação emocional desde cedo.

2º ano – Geraldo
Geraldo ensina sobre empatia. Com suas grandes orelhas, ele mostra às crianças a importância de escutar o outro com atenção e respeito, fortalecendo os vínculos afetivos e a compreensão mútua.

3º ano – Fernanda
A personagem Fernanda incentiva a criatividade e o diálogo. Ao escrever suas aventuras, ela convida os estudantes a desenvolverem a comunicação e a convivência harmônica com colegas e familiares.

4º ano – Jogo GAIA
No projeto “O mundo em mim”, o jogo GAIA transporta os estudantes para uma jornada intergaláctica por diferentes culturas. A gamificação possibilita a vivência prática de situações que estimulam o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

5º ano – Jogo L.I.G.A.
Por meio do projeto “Crianças agindo no mundo”, o jogo L.I.G.A. apresenta histórias inspiradoras de crianças que contribuíram para transformar a sociedade. A experiência fortalece a noção de protagonismo e colaboração.

O Colégio Santa Inês é uma #EscolaQueSente, comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões. O programa LIV faz parte do Projeto Pedagógico, presente desde os Anos Iniciais, contribuindo para a formação de estudantes preparados para os desafios do presente e do futuro, com foco em seis habilidades essenciais: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.