Emoção, movimento e imaginação
Para além de ritmos, as cantigas de roda nos ensinam tempos, gestos e composições que nos levam a conhecer as mais diversas culturas que fazem parte da humanidade. “Ao girar de forma ritmada, quando o corpo escreve o tempo e se localiza no espaço, as crianças já estão vivenciando um movimento original, que a própria terra faz”, diz a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil do Colégio Santa Inês, Rosana Rego Cairuga.
Conforme a educadora, bater palmas, pés e encontrar o compasso da música nos leva a uma sensação de estar realizando, de forma transgeracional, o que muitos povos já vivenciaram. “Assim, as crianças experienciam, no presente, o prazer de brincar e de recriar, com criatividade, a alegria vivida por meio das rodas cantadas tradicionais”, complementa, ao falar de uma das tantas atividades já tradicionais que fizeram parte da programação da Semana do Brincar Inesiana.
As Rodas Cantadas da Educação Infantil foram realizadas na última segunda-feira (23/05). Iluminada pela luz do sol de outono, a brincadeira folclórica deu um colorido extra ao pátio da escola, além de resgatar e promover a cultura do brincar folclórico. “É um aprendizado de vida que envolve emoção, movimento e imaginação”, conclui a Rosana.