Encontros online: resgate de memórias e construção de vivências significativas.
Estamos vivendo a 9ª semana de afastamento social e, nesse período, as famílias e a escola têm se empenhado em pensar e promover ações que acolham as nossas crianças, favoreçam o bem-estar e as ajudem a passar por essa pandemia da melhor forma possível, privilegiando o cuidado, o afeto e a ludicidade. Entre as estratégias elaboradas e propostas pela escola para as crianças da Educação Infantil estão os encontros online, uma forma interativa, leve e interessante de manter e fortalecer o vínculo fundamentado no contato sistemático entre os educadores e os pequenos. Esses encontros estão acontecendo desde o dia 06 de abril e, inicialmente, foram propostos de forma individual, para que as crianças e as professoras pudessem se reencontrar, dar notícias de como estavam e fazer relatos dessa nova experiência, favorecendo a reconexão.
Na continuidade, foram mantidos os encontros individuais para os bebês e para o Nível 1 por mais algumas semanas e iniciados os encontros em grupos para as turmas do Nível 2 ao Nível 4. Neste momento, também os bem pequenos têm feito os encontros em duplas ou trios, pois fomos percebendo o interesse e a vontade deles em encontrar os colegas durante a atividade. Junto da professora de referência da turma, muitas vezes, acompanham os encontros com as crianças as professoras do bilíngue, para os níveis 3 e 4, e as professoras das aulas especializadas – Educação Física e Música. Essas participações têm contribuído de forma significativa para superar o distanciamento com encontros qualificados, interativos e alegres, em que as crianças podem reencontrar referências importantes e formar um repertório de afetos e lembranças da vida na escola.
Para as professoras, a oportunidade de estar em contato com seus estudantes tem promovido muitas reflexões sobre o fazer pedagógico e as possibilidades que se criam neste tempo tão diferente. “Nós, que pensávamos que era difícil o inglês aparecer em casa, já que estaria fora do seu contexto de aquisição do idioma, nos deparamos com ele sendo usado pelas crianças em seus lares, ao lado dos pais, com naturalidade”, nos conta a teacher Carolina Menegon. Ela conta que, durante brincadeiras e desafios, a língua inglesa aparece de forma espontânea, por exemplo, ao mostrar um bichinho e dizer o nome dele: "eu tenho um elephant", ou cores de diferentes objetos de sua casa: "a parede do meu quarto é blue", ou demostrando entendimento em meio a conversas: "olha, Teacher, essa é minha window! E estou vendo que está cloudy". Dessa forma, Carolina Menegon observa que a língua inglesa está sendo desenvolvida mesmo à distância, e a vivência do idioma, que antes acontecia dentro da escola e da sala de aula, passa a acontecer dentro das casas. “É muito bonito e emocionante termos o contato com os pequenos e vermos que os objetivos de língua também estão sendo atingidos. Em tempos tão difíceis, poder ver o rostinho das crianças e dar continuidade ao nosso trabalho nos enche de esperança”, comenta a teacher.
Os encontros virtuais com as crianças têm revelado, cada vez mais, a enorme capacidade que elas têm de surpreender e encantar suas professoras. “Mesmo com as limitações que nos foram impostas por tempos atípicos, os pequenos nos confirmam a importância dos vínculos escolares a partir do afeto. Carinhosamente, em nossos encontros, temos sido presenteadas com memórias especiais dos nossos estudantes. Reafirmando a nós, professoras, que a escola marca de maneira especial a vida deles, através da lembrança de uma canção que aprenderam nas aulas de música, de uma atividade corporal que adoravam na aula de Educação Física ou de uma "Sacola Mágica", trabalhada nos momentos bilíngue de docência compartilhada. E que encantador perceber que nossos estudantes, mesmo em tão pouco tempo de encontros presenciais, nos surpreendem com tanto carinho demonstrado pelas aprendizagens realizadas no ambiente escolar. Que possamos, assim como eles, resgatar as memórias doces e significativas que nos permitem acreditar que o amor, o carinho e a dedicação que dispomos ao outro deixam marcas muito especiais”, compartilha a professora do N4B, Ana Paula Tolotti.
Para a professora de Música, Lisandra de Sousa Figueiredo, os encontros online têm sido uma maneira nova de interagir com as crianças e têm se mostrado muito importantes neste momento. “Muitos estudantes lembram de atividades que fizemos ainda em março. Outros buscam seus instrumentos musicais para mostrar e tocar junto. Cada criança, do seu jeitinho, participa e se envolve, canta, toca, brinca e se diverte”, ressalta Lisandra. Já a professora de Educação Física, Mayara Smaniotto, surpreendeu-se com o quanto esses encontros com as crianças estão sendo bons e produtivos. “É ótimo vê-las e poder levar um pouquinho de movimento e diversão para dentro de suas casas. Observar os rostinhos de felicidade e a empolgação em participar das brincadeiras propostas é muito gratificante”, diz.
Com esses relatos, é possível perceber os efeitos positivos dos encontros virtuais para todos os envolvidos – crianças e adultos. Eles nos revelam o quanto os laços iniciados no começo do ano letivo deixaram boas memórias em todos, além do quanto esses laços seguem sendo fortalecidos mesmo à distância, o que, certamente, irá favorecer o momento de reencontro presencial, quando isso for finalmente possível!