Estudantes da Educação Infantil contribuem para o reflorestamento da araucária
CANÇÃO DE INVERNO
“Pinhão quentinho!
Quentinho o pinhão!”
(E tu bem juntinho
Do meu coração. . .)
Mário Quintana
In: Canções
Uma árvore tão antiga, que tem a sua origem desde a época dos dinossauros, merece destaque, todo o nosso respeito e valorização! Sim, estamos falando da araucária, mais conhecida como o Pinheiro! Desde 2003 até os dias de hoje, as crianças da Educação Infantil, realizam a prática de plantio de sementes de pinhões. Em todos esses anos, calcula-se aproximadamente o cultivo de 1700 mudas de araucária. Soube-se que algumas não deram continuidade no seu processo de crescimento, e outras existem até hoje, plantadas no nosso colégio, em sítios, jardins e também doadas ao Jardim Botânico!
Essa experiência de germinação de sementes de pinhões é realizada da Classe Bebê ao Nível 4, sempre no mês de junho, época da colheita do pinhão, das Festas Juninas e, também, em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente. “O motivo da escolha desta semente é em função do tempo que leva para crescer e se transformar numa muda de araucária, e principalmente porque ela está ameaçada de extinção. Desta forma, as crianças, desde muito pequenas, contribuem para o reflorestamento da araucária, sendo os guardiões desta árvore!”, explica a professora Ana Lúcia Carvalho de Farias lembrando que, ao longo do ano, as crianças cuidam da semente e identificam as mudanças observadas durante o crescimento, fazendo registros coletivos e individuais desta experiência. Sempre em dezembro, todas levam para a sua casa a mudinha de araucária, já enfeitada com motivos natalino.
Neste ano, em função da pandemia e das aulas não presenciais, esta atividade de plantação aconteceu pela primeira vez nas casas de cada criança, na companhia de seus pais e com a orientação da professora, em uma aula síncrona. Agora, cada estudante está cuidando da sua semente de pinhão, em casa, e esperando a germinação acontecer! No retorno às aulas, levarão as mundinhas para a escola, dando continuidade aos cuidados e aos registros.