Galilegos desenvolvem soluções para a vida no espaço

    Os estudantes da Galilegos, equipe de Robótica do Colégio, estão investindo em desafios realmente "altos". Para o Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, cuja etapa nacional será ainda este mês, no Rio de Janeiro, o grupo criou um robô, com peças de Lego, capaz de realizar tarefas que podem facilitar a vida de astronautas em missões no espaço. A competição vale vagas para a etapa mundial do First Lego League, um programa internacional que incentiva estudantes, de nove a 16 anos, de vários países, a criarem soluções criativas por meio da robótica. Nesta edição, o desafio do torneio é o desenvolvimento de alternativas para o bem-estar dos cosmonautas e em pesquisas espaciais.

    O robô desenvolvido pelos estudantes do Colégio, entre outras habilidades, pode trabalhar para alinhar um satélite no espaço, de forma autônoma. “O robô tem várias missões. Uma delas é em relação aos exercícios aeróbicos dos astronautas.   Outra diz respeito à velocidade de escape de órbita, além de uma em que o robô precisa alinhar um satélite. Os estudantes apenas ligam o robô e ele tem de executar todas essas missões”, explica o professor de Robótica e Tecnologia do colégio Santa Inês, e um dos orientadores da equipe Galilegos, Felipe Ghesla.

    A equipe Galilegos é formada por 11 estudantes, da sétima série do ensino fundamental ao primeiro ano do ensino médio. O desenvolvimento do robô começou em agosto de 2018 e, em outubro, a equipe conseguiu classificação para a etapa nacional, com o primeiro lugar no torneio regional, realizado em Pelotas. O grupo conquistou o prêmio Champion's Award, porque obteve as melhores notas da competição, em todas as categorias, como desafio do robô e projeto de pesquisa.