Estudantes do Santa Inês escolhem Mascotes Literários
Os estudantes do Colégio, mais uma vez, vão vivenciar de forma lúdica um processo eleitoral, durante a escolha dos mascotes literários para a biblioteca. O projeto, que envolve crianças a partir dos dois anos de idade, tem como finalidade principal incentivar, de forma alternativa, a leitura, dando vez e voz aos pequenos. “A escolha dos ‘Mascotes Literários’ é uma das atividades do projeto Educação Literária, que tem como objetivo aproximar os pequenos leitores, de forma lúdica, dos diferentes estilos literários, a partir dos personagens das histórias”, destaca Rosana Rego Cairuga, Coordenadora da Educação Infantil e do 1º Ano Bilíngue do Colégio Santa Inês.
A escolha dos personagens candidatos foi um processo longo, que incluiu muitas leituras durante o ano, com textos que misturam escrita, layout, imagens, som e objetos 3D. Ainda, o projeto envolveu muita conversa sobre a forma de encontrar, coletivamente, um personagem candidato. A eleição acontece na biblioteca Sônia Haydê Randazzo, que será dividida em zonas e seções, com voto digital, de acordo com as regras eleitorais em vigor no país.
Para que um personagem se tornasse candidato à mascote, ele deveria ter, necessariamente, qualidades justificáveis para assumir essa função, como humanidade, bravura, inteligência, resiliência, entre outras, que são essenciais para a vida real. A eleição está marcada para a próxima segunda-feira (26/11), das 8h30 às 18h. Entre os candidatos, estão “Alice do país das Maravilhas”, “Os três porquinhos”, “Pedrinho Pintor” e o “Vira-Lata”, personagem do livro do escritor australiano Stephen Michael King.