Estudantes registram percepções e sentimentos em diário sobre a quarentena

A reflexão diária é muito importante em nossas vidas. Manter memórias vivas e registrar pensamentos e sentimentos nos ajuda a olhar para as situações e analisá-las por diferentes perspectivas. De forma criativa e autoral, o diário captura as experiências vividas, da mesma forma que uma fotografia registra um momento fugaz.

O contexto atual, imposto pelo isolamento necessário em virtude da Covid-19, é também, apesar de todos os desafios, uma excelente oportunidade. “Temos a possibilidade de voltarmos os olhos para nós mesmos, viajarmos internamente e redescobrirmos tantas memórias vividas, tantas ocasiões experimentadas, seja por meio da autorreflexão, do diálogo sobre as histórias contadas em família, seja  pela contemplação das fotos antigas e da recordação de grandes momentos”, observa a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Analice Vacaro.

Orientados pela professora de Arte, Aline Deorristt, os estudantes do 9º Ano foram convidados a construir um diário sobre este período atípico. A fonte de inspiração para a sensibilização dos estudantes foi o livro em quadrinhos “Diário de Anne Frank”, o qual, diferentemente da nossa situação, apresenta as experiências de uma jovem que vai morar num bunker para se esconder do regime nazista vigente na Alemanha de Hitler durante a II Guerra Mundial.  Esse tempo de confinamento, entretanto, ficou registrado no diário da jovem, que legou para a posteridade uma grande lição de perseverança e força humana.

Como aponta a professora Aline, o diário de Anne Frank retrata o dia a dia da jovem no esconderijo, ao mesmo tempo em que ela busca compreender alguns fatos que aconteceram em determinado dia ou anota pensamentos e sentimentos que gostaria de compartilhar sobre os acontecimentos do mundo. Nos dias atuais, o confinamento é diferente, mas alguns sentimentos são comuns.