Os primórdios do cinema
As turmas do 3º Ano do Ensino Médio realizaram uma prática de estudo visual sobre a arte do Cinema. No trabalho, intitulado Estudo Visual Locomotion, investigando os primórdios do Cinema, os estudantes realizaram exercícios de imagem-movimento a partir da obra do fotógrafo inglês Edward Muybridge. A atividade foi orientada pela professora de Arte, Aline Deorristt.
3A - Isabella Guidi, Pietra Souza e Rafaela Camargo.
A cinematografia é considerada como a origem do cinema. O trabalho, realizado nos primeiros encontros remotos das aulas de arte, foi executado em duas etapas. Num primeiro momento, cada estudante produziu, individualmente, uma série de fotografias sequenciais em preto e branco, registrando pessoas, naturezas ou objetos de seu cotidiano, em movimento, produzindo uma média de cinco imagens. Em seguida, eles reuniram os trabalhos em grupo, realizando uma edição simulada de "fotogramas" ou, como chamávamos na época da fotografia analógica, de "negativos".
3A - Melissa Giordani, Mariana Lena, Sofia Butteli, Victoria Comunelo.
“As práticas criativas em Arte aguçam nossas sensibilidades e nossas percepções de mundo, colaborando para o desenvolvimento sensível e cognitivo dos alunos. É assim que as práticas artísticas realizam uma convocação dos afetos, promovendo encontros através do fazer, algo tão necessário para os dias de hoje”, avalia a professora. Os estudantes manifestaram o interesse de partilhar seus trabalhos em aula, descrevendo os processos de execução e apresentando conhecimento sobre essa parte da História do Cinema. Essa afetividade manifestada pelo novo conhecimento revela que "a mobilização de aprendizagens, inseridas no contexto do estudante, produz o refinamento do espírito reflexivo-crítico de cada jovem, que passa a ler o mundo a partir de um novo olhar, instrumentalizado pelo novo conhecimento.", como descreve a coordenadora Fabiana Pires.
3B - Nícolas Francisqueto, Aristides Neto, Júlia Steffens, Rafaela Mundstock e Victoria Motim.