Professoras e auxiliares do Colégio Santa Inês participam de formação com abordagem Pikler

No dia 13 de maio, o Colégio Santa Inês sediou o evento “De que bebê estamos falando? - da dependência à autonomia na primeiríssima infância”, com a participação das estudiosas da abordagem Pikler Sylvia Nabinger, Carmem Orofino e Karina Recktenvald.  

Originada pela pediatra húngara Emmi Pikler, essa abordagem consiste em uma metodologia voltada à primeira infância, que visa promover a criação do vínculo, o desenvolvimento da autonomia e a valorização do tempo de cada criança. 

Contando com palestras que englobaram desde a história da infância até a construção da autonomia e da autoestima das crianças, o encontro ainda explorou a importância da participação do adulto nos cuidados primordiais, entre eles a alimentação e a troca de fraldas. 

Outro ponto valioso da manhã de estudos foi o entendimento do conceito de motricidade livre e seus benefícios para as crianças, no que se refere, especialmente, à composição de aprendizagens afetivas e cognitivas. 
 

Uma formação essencial 

Os primeiros anos de uma criança são a base de sua vida adulta. Pensando nisso, o Colégio Santa Inês valoriza o desenvolvimento de seus profissionais, que, além de habilitados a atender essa faixa etária, precisam estar em constante formação para a ampliação da compreensão dos contextos de cuidado e educação na primeiríssima infância.  

Como nos disse a palestrante Sylvia, presidente da associação Pikler no Brasil, “os primeiros anos duram para sempre”, referindo-se à importância desta fase no desenvolvimento das emoções, da autonomia e da motricidade.