Férias em Casa: novas brincadeiras

Brincar, mais do que um momento de lazer, é sempre uma oportunidade de aprendizado. Por isso, as brincadeiras são tão importantes em todas as idades. Para dar aquela ajudinha aos pais durante as férias escolares, separamos algumas sugestões de atividades divertidas e que podem ser realizadas de forma individual ou coletiva. Divirtam-se!

2ª Semana - de 07 a 13 de janeiro de 2019

07/01 – Porca e Parafuso

Em dois potes, separe porcas e parafusos de diversos tamanhos. Depois, é só começar o desafio. Nesta atividade, a criança deverá fazer o movimento correto para conseguir encaixar as porcas, bem como fazer alguns testes para encontrar o par de cada parafuso. Além de muito divertida, essa brincadeira é um grande exercício de motricidade fina.

08/01 - Obstáculos com fita crepe

Nesta brincadeira, o desafio é ultrapassar obstáculos sem tocar ou pisar na fita crepe. Você pode criar um caminho no chão da sala, por exemplo, para a criança se deslocar de um lado para o outro sem pisar na fita. Faça curvas ou formas geométricas para aumentar as possibilidades. Depois, a trilha de fitas pode virar uma pista de carrinhos ou outra coisa. Um ótimo treino de equilíbrio, consciência espacial, corporal e estratégica. É só usar a imaginação.

09/01 - Boliche com garrafas PET

Sozinho ou em grupo, o boliche é diversão garantida para os pequenos. Você pode utilizar garrafas PET ou de água para a brincadeira. A bola pode ser de borracha ou até mesmo uma feita com papel amassado e enrolado com durex colorido. Quem derrubar mais garrafas de uma vez é o campeão da rodada! Para brincadeira ficar mais divertida, você pode decorar ou colocar pontos nas garrafas. Além de trabalhar a consciência ambiental, com a reutilização de materiais, o boliche desenvolve a força, o senso de direção e de estratégia.  

10/01- Qual é o desenho?

Nesta atividade, você pode usar lápis e papel ou um quadro com giz. As regras são simples: um precisa adivinhar o que o outro está desenhando, antes que o desenho esteja pronto. Quem acerta é que desenha na próxima rodada, e assim sucessivamente. O ideal é começar com desenhos mais simples, aumentando, aos poucos, o grau de dificuldade. Ao tentar adivinhar um desenho, a criança precisa estar atenta aos detalhes e utilizar a memória para reconhecer as formas. Ao desenhar, ela está desenvolvendo e aprimorando a coordenação motora e o pensamento lógico-matemático. Simples e muito divertido.

11/01 – Piquenique

Além de potencializar o desenvolvimento da criança com uma brincadeira ao ar livre, um piquenique fortalece habilidades como trabalho em equipe, sociabilidade e organização. Separem a toalha, algumas delícias e divirtam-se. Importante: não esqueça o protetor solar. Uma dica é convidar os “bonecos” para participar dessa diversão em família.

12/01 – Fazendo Arte

Com um escorredor de massas e lã ou arames, peça para a criança passar o material escolhido entre os buracos que conseguir. Com diferentes cores, é possível usar a imaginação e, ao final, criar uma incrível obra de arte! Esta atividade aprimora a motricidade fina e o senso estético. Ainda, possibilita a exploração das propriedades físicas dos diversos materiais.

13/01 – Pipa

Soltar pipa é sempre uma diversão para todas as idades. A brincadeira pode ser feita na praça ou no parque, nos dias de calor ou de frio. É fácil: leve a criança para um lugar com muito espaço e, de preferência, sem árvores e fios.  Depois, é só correr e deixar o vento fazer o resto. A atividade fortalece a curiosidade e explora a criatividade, além de ser repleta de aprendizagens. Ah! E se não possuem uma pipa, podem se unir para criar uma exclusiva. É só soltar a imaginação e deixar ela voar.