Estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental I celebram a transição para o caderno “com linhas”

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” - Paulo Freire  

 

Nos dias 21 e 22 de junho, os estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais celebraram a transição para o caderno pautado na Festa do Caderno. Idealizada pela Coordenação Pedagógica e pela equipe de professores, a ação ocorreu no Auditório da escola com a participação das crianças e dos seus familiares. 

Realizada anualmente no início do 2° trimestre, a celebração proporcionou uma programação repleta de momentos significativos. No dia 21 de junho, das 17h10min às 18h, os pais homenagearam seus(suas) filhos(as) cantando a música “Fico assim sem você”, de Claudinho e Buchecha, no palco do Auditório, após um ensaio com o professor de música Airton. Em seguida, as famílias entregaram os cadernos aos estudantes.  

No dia 22 de junho, cada criança trouxe seu caderno novo para o colégio, juntamente com um prato de doces ou salgados e sua bebida para realizarem um lanche coletivo. Nesse dia, os estudantes ainda receberam a visita do Sr. Elefante Letrado e elaboraram uma cápsula do tempo, na qual foi registrada a data de início do uso do caderno e as expectativas para a utilização desse novo material.  

 

Um processo enriquecedor 

Antes de iniciarem a imersão no caderno com linhas, os estudantes do 1º ano exploraram os espaços livres das folhas sem pautas e sem linhas. Posteriormente, passaram a utilizar linhas com espaçamento maior, para, de forma progressiva, estabelecerem uma organização em meio aos espaços proporcionados pelas linhas do novo caderno.   

A partir de uma série de atividades lúdicas realizadas em sala de aula, “o caderno com linhas inaugura uma nova etapa no 1º Ano. A celebração dessa conquista valoriza e marca esse belo momento da vida escolar das crianças”, destaca a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I, Viviane Nectoux.