Festa Gauchesca: sustentabilidade, solidariedade e tradição
Valorizar a cultura e a história do Rio Grande do Sul está entre os objetivos da 1ª Festa Gauchesca Inesiana. O evento, que marca a reabertura do Colégio para a comunidade escolar após a pandemia, acontece no próximo dia 17/09 (sábado), das 10h às 15h. “Estamos com grande expectativa para este grande reencontro”, adianta a Irmã Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio, ao explicar que a atividade será aberta para a comunidade e terá como ingresso 1Kg de alimento não-perecível. “Os itens arrecadados serão doados para a Casa de cuidado Madre Teresa, que atende cerca de 185 crianças no bairro Rubem Berta, e para a Igreja Pompéia, ambas em Porto Alegre”, complementa a educadora.
Na programação, que inclui muita música e delícias da culinária típica do Estado, como o churrasquinho e o carreteiro, estão previstas apresentações dos estudantes, de CTGs, declamações e até de um quarteto de cordas que trará um repertório especial que inclui desde o Hino Rio-grandense até canções tradicionais gaúchas como Balaio e Pezinho, sem esquecer dos sorteios entre os participantes. Ao longo da Festa Gauchesca, serão sorteadas duas parcelas da escola – válidas para quaisquer níveis de ensino. E tem mais: a exemplo dos eventos realizados antes da pandemia, mais uma vez, queremos promover a sustentabilidade e a conscientização. Na última Festa Junina, cerca de 8 mil copos de plástico e de isopor deixaram de ser utilizados, evitando o descarte desnecessário desses resíduos. Um sucesso, não? E já que toda boa ação vira um hábito, não poderíamos fazer diferente. Novamente, não disponibilizaremos copos descartáveis no evento. Você pode utilizar o da última edição, outro que tenha em casa ou adquirir um no local, pelo valor de R$ 5,00 (unidade).
Quer mais? Agora é só separar a pilcha, o mate e reencontrar os amigos neste grande momento de valorização da Cultura Gaúcha. “Mais do que uma festa, estamos comemorando a alegria do encontro”, conclui Irmã Celassi Dalpiaz.