Formação de identidade através da música

A relação de música e adolescência ocorre por diversas razões, seja pela construção de identidade, liberação de emoções, seja até pela busca por inspiração e auto-expressão. A música cria vínculos e fortalece relações. Com o objetivo de mobilizar a reflexão sobre a importância das linguagens artísticas na formação da identidade do sujeito, os estudantes do 8º ano criaram uma playlist a partir do projeto ‘Qual música faria você escapar do Vecna?’. A atividade ocorreu com muita mobilização: “Foi um envolvimento dos alunos e dos familiares, gerando interesse mútuo entre os estudantes sobre as memórias e as canções uns dos outros” explica a professora de Arte, Carolina Viana, que conduziu o projeto.

Primeiramente, os estudantes realizaram uma redação abordando as questões musicais e refletindo sobre quais músicas os fariam escapar do Vecna, e realizaram a mesma pergunta aos seus pais. O vilão da série Stranger Things é o ‘senhor supremo’ do Mundo Invertido e consegue invadir a mente de algumas pessoas. Nesse contexto, a música é capaz de salvá-las da invasão mental. A atividade desenvolveu diferentes habilidades e, assim, os estudantes puderem apreciar, produzir e compartilhar práticas e repertórios artísticos de modo reflexivo e responsável.