Formação para a vida
Preparar os estudantes para os desafios do século XXI, através de um programa que desenvolve competências socioemocionais – este é o grande objetivo do LIV, Laboratório Inteligência de Vida que, no Colégio, é desenvolvido durante o Ensino Fundamental. A iniciativa estimula o desenvolvimento de habilidades essenciais para a consolidação do Projeto de Vida, entre as quais estão: comunicação, colaboração, criatividade, proatividade, pensamento crítico, perseverança, respeito e solidariedade.
De acordo com a Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz, na prática, o LIV significa oportunizar aos estudantes, no currículo, a possibilidade de desenvolver e usar a inteligência socioemocional. “Nosso objetivo é que, ao ter esse pilar no processo pedagógico, possamos trabalhar com os estudantes de forma integral, promovendo competências tão importantes quanto as cognitivas, pois melhoram o aprendizado e o desempenho sob condições desafiadoras”, explica a educadora, destacando que situações que exigem empatia, pensamento crítico, criatividade e perseverança, dentre outras de igual relevância, são estruturadas na escola de modo organizado, intencional e sistemático.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o LIV chegou em 2022 e tem sido um reforço principalmente no pós-pandemia. “As atividades propostas pelo LIV favorecem o fortalecimento das crianças como sujeitos capazes de ser, estar e agir no contexto em que estão. É uma aprendizagem prática!”, complementa Maria Waleska. Neste segmento, o objetivo é criar um espaço coletivo no qual as crianças saibam que todos os sentimentos são permitidos. A metodologia conta com o apoio de personagens que, ao longo de suas histórias, vivem, sentem e se relacionam como eles. Todo o material é baseado em seis habilidades indispensáveis para os desafios da atualidade: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.