Fórum debate ações para a prevenção do uso de álcool entre os jovens
O Grupo de Trabalho das Escolas - que, além do Santa Inês, reúne os colégios Anchieta, Farroupilha, Marista Rosário e Monteiro Lobato - esteve reunido esta semana para debater as ações do Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes. Com a mudança no Ensino Fundamental, que agora é de 9 anos, a faixa etária dos jovens, na conclusão do Ensino Médio, passa a ser de 18 anos. Esse é um grande desafio, pois os estudantes se tornam maiores de idade e legalmente autorizados a consumir álcool.
“Precisamos dar espaço para o protagonismo dos estudantes, estimulando o debate e a conscientização coletiva sobre os riscos da ingestão precoce de álcool. É necessário que os jovens entendam o problema e apoiem espontaneamente a causa. Só assim, teremos participação efetiva e um impacto positivo na sociedade”, analisa a Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Inês, Analice Vacaro.
Criado em 2011, o Fórum reúne entidades ligadas à infância, adolescência e educação, para mobilizar, em caráter permanente, a família, a comunidade, a sociedade e o Poder Público. O objetivo é desenvolver atividades de prevenção à venda e ao consumo de álcool por crianças e adolescentes, com adoção de providências que visem à conscientização de famílias, responsáveis, professores, educadores e agentes de saúde.