Galilegos conquistam o GRACIOUS PROFESSIONALISM AWARD na Dinamarca

Os Galilegos desembarcaram em Porto Alegre, na última quarta-feira (31/05), depois de participarem do Torneio Aberto Europeu, que ocorreu em Aarhus, na Dinamarca. Na bagagem, a conquista do Gracious Professionalism Award.  “Este prêmio se refere a como a gente faz as coisas, não o que a gente faz. É o que difere esta competição de todas as outras no mundo”, destaca o professor Filipe Ghesla, um dos responsáveis pela orientação do grupo, sobre a importância do título. “Não há como receber esta premiação sem entender a essência do que se está fazendo: ciência e robótica com ética”, complementa Ghesla.

O Prêmio é a maior distinção do campeonato, pois traduz a essência da First Lego League: reconhecer os competidores que atuam com profissionalismo e ética. “A vontade de vencer não pode ser maior do que o respeito para com o trabalho e a pessoa adversária. O Gracious Professional enaltece o profissional bom e inteligente que procura desenvolver materiais e atitudes que beneficiam pessoas, contribuindo para uma rede de saberes”, ressalta a diretora do Colégio, Irmã Celassi Dalpiaz.

Até chegar ao Torneio Europeu, a equipe de Robótica do Colégio Santa Inês trilhou um longo caminho: depois da concepção e da execução do projeto – que foi aperfeiçoado a cada etapa-, passou por uma seletiva, pelo torneio regional e, por último, pela etapa nacional do campeonato FIRST LEGO League, em Brasília, no último mês de março. Ao se classificar para a etapa internacional, o grupo realizou uma grande mobilização, juntamente com as famílias e a comunidade escolar, para viabilizar a viagem. Além disso, foi necessário um intenso treinamento e a tradução do projeto para o inglês, língua na qual o mesmo foi apresentado e defendido.  

Na Dinamarca, a competição reuniu 118 equipes de 50 países. No total, foram mais de oito meses de competições com saldo mais do que positivo: “Foi a coroação! Uma oportunidade de buscar ainda mais aprendizado com as práticas e tecnologias desenvolvidas em outros países”, concluiu o professor.

Clique aquipara ver fotos da equipe.