Hoje é dia de cuidar de quem sempre nos cuida
Chegamos ao segundo domingo do mês de maio, data em que, tradicionalmente, comemoramos o Dia das Mães. Quando falamos em maternagem, vale a reflexão: estamos cuidando de quem nos cuida?
Viemos de um período intenso, de medo e muitas dúvidas, durante o qual e ainda hoje, em meio a tantas incertezas, o colo de quem nos cuida seguiu sendo o nosso porto mais seguro. Mas, é importante lembrarmos que, mesmo as fortalezas mais seguras têm pontos frágeis e direito ao conforto de um abraço ou de apoio, não apenas, quando as lágrimas já não cabem em si.
Cuidar de quem nos cuida é promover relações saudáveis e fortes capazes de nos fazer seguir em frente, apesar das adversidades. Olhar para quem não fecha os olhos enquanto não dormimos, não descansa se não encontra soluções, para as nossas dores ou, mesmo que não demonstre, chora por dentro quando não estamos bem.
Cuidar de quem nos cuida é cultivar nas pequenas práticas do dia a dia o amor. É se colocar no lugar de quem sempre nos coloca à frente, dividir funções e entender que, para que possamos cuidar dos nossos entes queridos, precisamos estar bem. O cuidado pode e deve ser uma via de mão dupla. Por isso, neste dia 8 de maio, fica o convite: dê uma pausa e cuide também, de quem cuida da vida, de quem cuida de você!