II CSI MUNDI: Santa Inês reuniu estudantes para debater questões diplomáticas em simulação de evento da ONU

Nos dias 23 e 24 de agosto, o Colégio Santa Inês sediou, com grande sucesso, a segunda edição da CSI MUNDI, evento de simulações diplomáticas que contou com a participação de 75 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio de 15 escolas de Porto Alegre e da região metropolitana. Simular negociações entre países no formato de Modelo das Nações Unidas (MUN) proporcionou uma experiência única aos presentes, que se destacaram pela qualidade das discussões.

Com a presença de delegações representando diversos países, os debates tiveram comitês e temáticas sobre questões de impacto internacional, como mudanças climáticas, segurança e direitos humanos. Os estudantes se transformaram em diplomatas e demonstraram habilidades muito além da negociação e da resolução de conflitos. Quem participa e/ou conhece o universo das simulações diplomáticas desenvolve a linguagem formal para manter o decoro diplomático e exercita a pesquisa, a rápida apropriação de conceitos novos e a escrita para confeccionar documentos em tempo real. Afinal, além da oralidade, é preciso documentar a agenda de assuntos que serão tratados e as propostas de solução (que, juntas, as delegações necessitam entrar em acordo), entre outros registros formais.

Neste ano, os comitês foram: Agência de Comunicações (AC), Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), e ONU Mulheres e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Abaixo, os tópicos que foram discutidos e alguns pontos que mostram a complexidade do estudo necessário para ingressar no universo das simulações diplomáticas:

Comitê: Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)

Pauta: Genocídio em Ruanda (1994)

Alguns pontos abordados: acordos de paz; crise humanitária e princípios de Direitos Humanos; tortura, atos de violência e solidariedade com as vidas perdidas; refugiados e efeitos da migração para Ruanda e para as nações vizinhas; solidariedade e prosperidade do povo ruandês após o genocídio.

Comitê: ONU Mulheres

Pauta: Maternidade em países subdesenvolvidos

Alguns pontos abordados: taxa de mortalidade materno-infantil; planejamento familiar; investimento, tempo e qualidade da licença-maternidade com o retorno ao mercado de trabalho; desenvolvimento econômico; saúde, educação, orientação nutricional e saúde emocional para mães e filhos.

Comitê: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Pauta: Zonas de sacrifício

Alguns pontos abordados: efeitos das mudanças climáticas; Fundo-Amazônia; Eco-92; Uso de matérias-primas; emissão de gases; fontes renováveis e não renováveis; descarte de lixo; saúde dos trabalhadores que moram em torno das zonas de sacrifício; biodiversidade; legislação; financiamentos internacionais; condições socioeconômicas das pessoas marginalizadas que não têm condições de morar em outro lugar.

Comitê: Agência de Comunicações (AC)

Pauta: Cobertura do evento

Alguns pontos abordados: cobertura em tempo real das discussões dos comitês, via conteúdo escrito e para as redes sociais, além da produção de um telejornal pelo núcleo audiovisual e uma coletiva de imprensa para exercerem a tradução da realidade e o compromisso com a imparcialidade que o Jornalismo exige, principalmente em um contexto internacional repleto de interesses das nações em jogo.

A CSI MUNDI teve um impacto significativo na promoção de uma educação pensada na formação integral dos inesianos, pois os empodera para atuar com protagonismo diante de temas internacionais e desenvolver competências de comunicação e análise crítica, assim como vivenciam no Santa Inês durante o Itinerário de Atualidades e Relações Internacionais e no GRISD Inesiano (Grupo de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas). Além disso, o evento proporcionou uma oportunidade para o trabalho em equipe entre os estudantes das diferentes escolas e a prática de liderança, preparando os participantes para futuros desafios pessoais e profissionais.

Agradecemos pela participação dos 75 estudantes das instituições de ensino públicas e particulares, além do Colégio Santa Inês. São elas:

Colégio Anchieta

Colégio Estadual Paula Soares

Colégio Farroupilha

Colégio La Salle Santo Antônio

Colégio Leonardo da Vinci Alfa

Colégio Mãe de Deus

Colégio Marista Assunção

Colégio Marista Rosário

Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho

Colégio Salesiano Dom Bosco

Colégio Santa Teresinha

Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre

Escola Estadual de Ensino Fundamental General Daltro Filho

Panamerican School of Porto Alegre

Com o dobro de inscritos do ano anterior, participantes experientes e outros iniciantes no universo das Relações Internacionais, a CSI MUNDI não só cumpriu as expectativas, mas também as superou, deixando um legado de aprendizado e inspiração, reforçando o compromisso do Colégio com a formação de cidadãos globais informados e engajados. Com a combinação de debates intensos nos formatos moderado e não moderado, o evento reafirma a importância da educação internacional e da preparação para um mundo cada vez mais interconectado. Os jovens também exploram as suas potencialidades vencendo a timidez e trabalhando a capacidade de improvisar diante dos desafios propostos pela mesa-diretora e pelos outros presentes, ao concordar ou discordar de suas argumentações.

Reconhecimentos

Confira as delegações que receberam menções honrosas e orais:

Comitê: Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU)

Menções honrosas:

-Mattheo Thomaz Feuerhamel (República Democrática do Congo)

-Alexandre Zeve e Cecília Dornelles (Estados Unidos da América)

-Maria Luísa Pinto Bing (China)

Menções orais:

-Leticia Xavier Rivera (Bélgica)

-André Schneider Darchany (Ruanda)

-Leonardo Consatti Leal (Burundi)

Comitê: ONU Mulheres

Menções honrosas:

-Francisco de Ávila Rodrigues (ONG Save the Children)

-Martina de Veiga Tavares (China)

-Rodaika Aquino Borba (Suíça)

Menções orais:

-Anni Belmonte e Isabella Santos (Irã)

-Isadora Filippon e Mariana Schlatter de Carvalho (Estados Unidos da América)

Comitê: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Menções honrosas:

-Brasil- Isabela Lerman Alves e Gabriela Lemos

-EUA- Maria Eduarda Fernandes Fraga

-⁠RÚSSIA- Gabriel Van Zeeland de Souza

Menções orais:

-Luana Rech da Silveira (China)

-Art Bertta Alves (Greenpeace)

-Matheus Fleig e Silva (ONG WWF)

Comitê: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

Menções honrosas:

-Brasil- Isabela Lerman Alves e Gabriela Lemos

-⁠EUA- Maria Eduarda Fernandes Fraga

-⁠RÚSSIA- Gabriel Van Zeeland de Souza

Menções orais:

-Luana Rech da Silveira (China)

-Art Bertta Alves (Greenpeace)

-Matheus Fleig e Silva (ONG WWF)

Comitê: Agência de Comunicações (AC)

Menções honrosas:

-Rafaela Senff de Oliveira

-Maria Clara Marques de Almeida

-Vitoria Lizz Pereira Morão

Menção oral:

-Isabela Lima Wiedemann

Organizado pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, pelo professor do Itinerário de Atualidades, Bruno Peres, e pela ex-estudante inesiana, graduanda de Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e orientadora do GRISD, Luana Pazutti, a II CSI MUNDI também contou com o protagonismo do inesiano do 1º ano do Ensino Médio, Érico Ceccon, fazendo a sua estreia na posição de secretário-geral, responsável por gerir o evento, ainda enquanto estudante, e pelo vice-secretariado composto pelos estudantes Giulia Eduarda de Freitas Toniolo e João Gabriel Motta Tappes.