
III CSI MUNDI: evento de simulações diplomáticas da ONU registrou recorde de inscrições
Nos dias 29 e 30 de agosto, o Colégio Santa Inês sediou, com grande êxito, a terceira edição da CSI MUNDI, evento de simulações diplomáticas da ONU (Organização das Nações Unidas) que contou com a participação recorde de 101 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 3º ano do Ensino Médio, de 25 escolas - públicas e particulares - de Porto Alegre e da região metropolitana. O formato de Modelo das Nações Unidas (MUN) destaca a relevância da experiência reconhecida pela qualidade das discussões entre os estudantes, que representaram as delegações de diferentes países, organizações e personagens importantes. Salienta-se os participantes inesianos que fazem parte do Itinerário de Atualidades e Relações Internacionais do Novo Ensino Médio e, também, do GRISD Inesiano (Grupo de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas).
Em todos os comitês, os jovens assumiram o desafio de se transformarem em diplomatas, e exercitaram habilidades como negociação, resolução de conflitos, pesquisa e domínio da linguagem formal para garantir o decoro diplomático. Na sequência, conheça os comitês, as temáticas e alguns tópicos que foram discutidos, evidenciando a complexidade das múltiplas facetas de estudo necessárias para os estudantes que participam das simulações diplomáticas da ONU.
Comitê: Conferência de Guerra
Temática: Guerra do Vietnã
Alguns pontos abordados: Repercussões humanitárias; destruição de condições sociais básicas; danos ambientais causados por armas químicas; busca pela paz; extinção de um conflito com tamanha violência; nações que se comprometam a fazer a diferença para garantir a dignidade humana; acesso a reforços médicos.
Comitê: Gabinete Histórico
Temática: Guerra Civil/Revolução Espanhola
Alguns pontos abordados: República como alternativa ao fascismo; governo militar de Francisco Franco; anarcossindicalismo; Resistência.
Comitê: Conselho de Direitos Humanos (juntamente com a Organização Internacional do Trabalho)
Temática: Trabalho análogo à escravização na Ásia e no Pacífico
Alguns pontos abordados: Erradicar a escravização moderna; responsabilizar empresas com práticas escravistas; aplicação de convenções internacionais que garantem a preservação dos Direitos Humanos; impactos socioeconômicos das condições de trabalho de mulheres e crianças na indústria têxtil; saúde dos trabalhadores.
Comitê: Agência de Comunicação
Temática: Cobertura do evento
Alguns pontos abordados: cobertura em tempo real das discussões dos comitês, via conteúdo escrito e para as redes sociais, para exercerem a tradução da realidade e o compromisso com a imparcialidade que o Jornalismo exige, principalmente em um contexto internacional repleto de interesses das nações em jogo.
A CSI MUNDI contribuiu de forma expressiva para uma educação voltada à formação integral dos estudantes inesianos, incentivando o protagonismo juvenil frente a questões internacionais e o desenvolvimento de habilidades essenciais, como a comunicação eficaz e o pensamento crítico. Essa experiência dialoga diretamente com práticas já vivenciadas no Colégio Santa Inês, como o Itinerário de Atualidades e Relações Internacionais e o GRISD Inesiano. Além disso, o evento promoveu a colaboração entre os jovens de diferentes instituições e fortaleceu competências de liderança, preparando-os para enfrentar desafios em contextos pessoais e profissionais.
Agradecemos pela participação dos 101 estudantes de 25 instituições de ensino públicas e particulares. São elas, em ordem alfabética:
Colégio ACM Centro
Colégio Anchieta
Colégio Estadual Paula Soares
Colégio Estadual Piratini
Colégio Farroupilha
Colégio João Paulo I (unidade Praia de Belas)
Colégio João XXIII
Colégio La Salle Santo Antônio
Colégio La Salle São João
Colégio Leonardo da Vinci (Alfa)
Colégio Leonardo da Vinci (Beta)
Colégio Marista Assunção
Colégio Marista Graças
Colégio Marista Ipanema
Colégio Marista Rosário
Colégio Militar de Porto Alegre
Colégio Monteiro Lobato
Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho
Colégio Salesiano Dom Bosco
Colégio Santa Inês
Colégio Sinodal (unidade Portão)
Colégio Sinodal (unidade Porto Alegre)
Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Porto Alegre
Colégio Unificado
Fundação Libertato
Com um número crescente de inscritos em relação às edições anteriores, a III CSI MUNDI reuniu tanto estudantes já familiarizados com o universo das Relações Internacionais quanto iniciantes cheios de entusiasmo. O evento superou as expectativas, deixando uma marca significativa de aprendizado e motivação, ao mesmo tempo em que reafirmou o compromisso do Colégio com a formação de cidadãos globais, conscientes e atuantes. Por meio de debates dinâmicos — moderados e não moderados — os participantes experimentaram a complexidade do diálogo diplomático e o valor da educação internacional em um mundo cada vez mais conectado. Além disso, os jovens foram desafiados a desenvolver sua expressão oral, lidar com o improviso e vencer a timidez ao se posicionarem frente aos argumentos apresentados por seus colegas e pela mesa diretora.
Reconhecimentos
Confira as delegações que receberam menções honrosas e orais:
Comitê: Conferência de Guerra
Menções Honrosas:
Coreia do Sul - Antônio Sordi
União Soviética - Letícia Xavier
Vietnã do Norte - Mattheo Feurhammel
Menções Orais:
Laos - Leon Xavier
Estados Unidos - Clara Mross Girardi
Vietnã do Sul - André Darcanchy
Austrália - Pedro Dihl
Comitê: Gabinete Histórico
Menções Honrosas:
Pedro Temp Domingues
Alexandre Silva
Bernardo Quiroga
Menções orais:
Raul Moraes
Martina Veiga
Louyse Fernandes
Comitê: Conselho de Direitos Humanos (juntamente com a Organização Internacional do Trabalho)
Menções Honrosas:
Reino Unido: Nicole Machado e Yago Dias
Bangladesh: Maria Eduarda Fernandes Fraga
China: João Manoel Pinheiro Rocha
Menções Orais:
Filipinas: Luiza Mazzocato
Índia: Enzo Caregnatto
Comitê: Agência de Comunicação
Menções Honrosas:
Tiago Carvalho
Eduarda Krug
Vicente Pedron Chaves
Menções Orais:
Vitoria Lizz Pereira Morão
Eduardo De Souza Guerreiro
Maria Luiza Ribeiro Silveira de Avila
Leonardo Herpich
Organizado pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, pelo professor do Itinerário de Atualidades e Relações Internacionais e, também, do GRISD Inesiano, Bruno Peres, a III CSI MUNDI ainda contou com o protagonismo dos inesianos na gestão do evento e reforça o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 4: Educação de Qualidade. Parabenizamos os estudantes Érico Ceccon, Giulia Eduarda de Freitas Toniolo e João Gabriel Motta Tappes pelo planejamento e pela execução de mais uma edição de sucesso!
Conforme o inesiano João Gabriel Motta Tappes, do 2º ano do Ensino Médio, a partir das simulações, sua visão de mundo mudou. "Fiquei emocionado em ver a juventude se descobrindo e redescobrindo a diplomacia", disse o jovem, que sonha ser professor de História, influenciado pelas vivências da CSI Mundi.
“Levando-se em conta o atual contexto geopolítico, um evento como o CSI Mundi é de extrema importância para contribuir com a formação integral dos estudantes, uma vez que esse espaço se reflete em diferentes configurações de diversos cenários políticos, distintos tempos históricos, o que permite para cada um dos estudantes, dentro da sua contemporaneidade, ir e vir em diferentes tempos e espaço. Isso acaba auxiliando no desenvolvimento de seu pensamento crítico e permitindo fazer diferentes leituras do mundo que a gente vivencia hoje", assinalou Bruno Peres.