Estudantes do Ensino Médio exploram a importância da Iniciação Científica em Roda de Conversa com ex-alunos
No dia 26 de maio, os estudantes do Ensino Médio participaram do evento “A importância da Iniciação Científica no Ensino Médio”, realizado no auditório da escola. Com as contribuições de ex-alunos inesianos, a iniciativa promoveu uma manhã repleta de partilhas e aprendizados significativos.
Organizada pelos professores Abel Prates, Mariana Marasca e pelo estagiário Eduardo Fonteles, a ação veio fomentar o pensamento crítico e estimular a busca por conhecimento a partir da Iniciação Científica, alinhando-se aos itinerários propostos pelo Novo Ensino Médio.
Com início às 7h30min, a abertura contou com um fala introdutória dos coordenadores do projeto, que realizaram uma breve apresentação do evento, dos convidados e da disciplina de Investigação Científica.
Em seguida, os jovens assistiram à palestra da Profª Dra. Suzi Alves Camey, do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que demonstrou, na prática, as diferentes características e metodologias utilizadas na produção de conhecimento científico.
Os estudantes ainda participaram de uma Mesa Redonda com ex-alunos da escola, na qual os convidados compartilharam suas experiências na área e responderam questionamentos sobre o papel da pesquisa em sua formação acadêmica e profissional.
Após o intervalo, as turmas foram divididas de acordo com seus itinerários escolares e tiveram a oportunidade de participar de um momento voltado ao diálogo e à troca de experiências com os ex-alunos, abrangendo diferentes temáticas:
Cultura Maker
Arthur Sandi Bauermann – Estatística (UFRGS)
Gabriel Machado Dick – Engenharia da Computação (UFRGS)
Comunicação e Mídias Digitais
Fernanda Simoneto Machado – Jornalismo (UFRGS)
Luana Montemuro Pazutti – Jornalismo (UFRGS)
Linguagens Artísticas
Denner dos Santos Gomes – Licenciatura em Música (UFRGS)
Lucas Machado Rodrigues – Letras (UFRGS)
Bioética e Empreendedorismo
Marina Ribeiro de Matos – Medicina (UFRGS)
Rafaela Bergman Rostirola - Farmácia (UFRGS)
Uriel Perin Kinskovski – Biomedicina (UFRGS)
Energias Renováveis
Gabriel Gambim Guedes – Licenciatura em Física (UFRGS)
Guilherme Luchi da Silva – Licenciatura em Física (UFRGS)
Atualidades e Relações Internacionais
Bernardo Chagas Haesbaert – Direito (UFRGS)
Rachel de Vasconcelos Silveira – Direito (UFRGS)
Formando agentes de transformação
Os trabalhos científicos fornecem respostas e até mesmo soluções para uma ampla gama de problemas que afetam as mais diversas esferas sociais. Deste modo, propiciar um espaço para que os estudantes possam exercitar de maneira ativa a produção de conhecimento a partir do método científico é essencial.
Para a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, o olhar atento às metodologias científicas perpassa todas as etapas da formação inesiana sob a ótica de diferentes áreas de conhecimento.
"A Iniciação Científica, no Colégio Santa Inês, é estimulada desde a Educação Infantil. Os estudantes compreendem que imaginação, criatividade, pensamento crítico e curiosidade intelectual podem ser expressas por meio da investigação científica, com métodos próprios, promovendo uma ampla qualificação em sua leitura de mundo e sua possibilidade de intervenção na realidade”, afirma a Coordenadora.
Fabiana ainda ressalta que o evento “promoveu um encontro de gerações, estabelecendo vínculo entre conhecimento acadêmico, a compreensão dos fenômenos em análise e as experiências de vida de cada um".