Iniciativas promovem a reciclagem e o consumo sustentável

A crescente geração de lixo e o descarte inadequado são grandes desafios para a criação de uma sociedade mais sustentável. Ao colocarmos em ralos, em pias, ou no lixo comum óleo de cozinha usado, por exemplo, estamos poluindo o meio ambiente. Os dados assustam: 50 mg de óleo provocam a poluição de mais de 25 mil litros de água.

De acordo com recente relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), lixo eletrônico é outro problema crescente na sociedade moderna. Dados mostram que, em 2016, foram gerados 44,7 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos, um aumento de 8% na comparação com 2014. Até 2021, a geração de resíduos deve crescer 17%, chegando a 52,2 milhões de toneladas métricas.

Pensando nesses dados, o Colégio Santa Inês passa a ser ponto de coleta permanente de óleo de cozinha usado e de resíduos eletrônicos. Desde o ano passado, já está sendo realizada a coleta de óleo de cozinha. Antes mensal, agora o procedimento é realizado diariamente. Em parceria com o LORD, estão sendo disponibilizados galões para o descarte dos resíduos. O material é encaminhado periodicamente para a reciclagem, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Os tonéis estão localizados no restaurante.

A novidade será a coleta de resíduos eletrônicos, que inicia na próxima semana.  Em parceria com a Shift – Gestão de Resíduos Eletrônicos, a partir de agora o Colégio será ponto fixo de coleta de materiais como celulares, tablets, impressoras, televisores, cabos e carregadores estragados e/ou que não são mais utilizados. As caixas para recolhimento dos materiais estarão à disposição da comunidade inesiana na área de convivência junto ao material didático.

É através da educação que podemos transformar o mundo em um lugar melhor pra se viver. Sendo assim, acreditamos que escola é um ambiente propício para a educação e a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação do meio ambiente. E já que todo o aprendizado é mais efetivo quando se dá a partir do exemplo, pequenas iniciativas como essas, contribuem para a formação de estudantes aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Participe!