Intervenção pedagógica inovadora será apresentada na cidade do Porto, em Portugal
O projeto do Relatório de Aprendizagem (RA) do Colégio Santa Inês, de Porto Alegre/RS, desenvolvido desde 2017 com as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, será apresentado durante o II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, em Portugal. O evento será nos dias 13 e 14 de junho de 2019, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
De acordo com Analice Vacaro, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, a metodologia utilizada na intervenção pedagógica promove a qualificação, tanto da aprendizagem quanto do trabalho docente. “O objetivo desta proposta é aprimorar a aprendizagem e reestruturar o processo avaliativo, na medida em que se permite aos estudantes problematizar, explorar e integrar a complexidade dos saberes, por meio de um instrumento de construção de conhecimento”, ressalta Analice, lembrando que o projeto envolve estudantes com idades entre 10 e 11 anos.
Com o Relatório de Aprendizagem, os estudantes são instigados a observar e analisar determinados fenômenos sociais sob diferentes perspectivas, envolvendo as diversas áreas do conhecimento e estabelecendo uma conexão entre as especificidades de cada componente curricular, tudo isso numa abordagem sistêmica. Para tanto, são desafiados a propor intervenções assertivas, a fim de resolver os problemas propostos. Tudo é elaborado, executado e avaliado em conjunto pelos professores, que participaram de formação continuada em metodologia ativa.
O projeto possibilita identificar lacunas de aprendizagem, bem como aprimorar os processos. Já as atividades incentivam os estudantes, que se envolvem em uma investigação contínua, o que proporciona maior consciência sobre suas possibilidades e os insere em uma prática cultural participativa e colaborativa. “A mobilização dos conhecimentos, construídos em busca da resolução de problemas, consolida aprendizagens mais significativas e qualificadas”, avalia Analice, lembrando que os estudantes que participam do projeto demonstram maior fluidez, além da melhora na capacidade de estabelecer relações e de articular, efetivamente, os diferentes saberes para a criação de estratégias de intervenção transformadoras.