Materiais não estruturados seguem na lista da Educação Infantil

Para 2020, as listas de materiais da Educação Infantil do Colégio seguem incluindo os chamados “materiais não estruturados” como parte dos itens solicitados. Já presentes na rotina escolar dos Inesianos, itens como caixas de papelão, tampinhas de garrafa, galhos e sementes secas, por exemplo, entre outros artigos que as famílias possuem em casa, estão substituindo os que, anteriormente, deveriam ser adquiridos.  “Além de potencializar as experiências das crianças durante o processo criativo e o de aprendizado, a utilização desses materiais gera uma redução considerável no custo das listas em comparação aos anos anteriores; sem contar, é claro, o impacto positivo do reaproveitamento de materiais em relação à preservação do meio ambiente”, explica a Coordenadora da Educação Infantil do Santa Inês, Rosana Rego Cairuga.

Além de ampliar o nível de consciência da comunidade escolar sobre a importância e as possibilidades de reaproveitar e transformar de forma criativa o lixo, o projeto também conscientiza sobre as possibilidades de aprendizado e a importância da utilização de diferentes materiais para o desenvolvimento da sensibilidade artística e de habilidades motoras nas crianças. “Para a elaboração da nova lista de materiais foram considerados quatro pilares: criatividade, qualidade, preservação do meio ambiente e economia”, complementa Rosana, lembrando que, em 2019, a mudança trouxe uma redução média de 20% a 30% no valor final das listas de materiais para as famílias.

Os materiais arrecadados são entregues nos primeiros dias de aula e armazenados em um local adequado e de fácil acesso para as turmas. Ao longo do ano, são utilizados em diversos momentos, tais como: os de criação livre a partir de materiais naturais, como folhas secas e caroços de frutas típicas, inventividade e jogos simbólicos com latas, potes e embalagens. No ano passado, a Festa em Homenagem às Mães, por exemplo, surpreendeu com a criatividade: o "KIT BATE CORAÇÃO", que faz parte do projeto denominado AFETOS SONOROS, trouxe novo significado para uma caixa de sapatos repleta de instrumentos musicais produzidos com materiais não estruturados. Outro momento marcante foi a Mostra “Rapsódias do Olhar”, que reuniu trabalhos artísticos e instalações criadas pelas crianças com a utilização e a ressignificação dos materiais que, anteriormente, seriam descartados.

Importante: caso a família não tenha possua alguns dos itens solicitados na lista, não deve comprar. A orientação é conversar com a professora para verificar as possibilidades de substituição. A intenção é reciclar e não gerar mais consumo.