Ler nas férias: uma aventura imperdível!

A prática da leitura é mais do que um hábito saudável. Ler aprimora o vocabulário e, consequentemente, a escrita, além de contribuir para o desenvolvimento do raciocínio e da interpretação. Transformar a leitura em prazer é uma questão de hábito. Um hábito que pode e deve ser estimulado desde a infância para que as crianças possam entender que ler é importante, mas, acima de tudo, prazeroso. Para quem está de férias, a leitura pode ser, ainda, uma oportunidade de vivenciar aventuras incríveis com mais tempo e tranquilidade. Gostou da ideia? Então confira as dicas que a equipe da Biblioteca Sônia Haydê Randazzo separou para quem quer viajar, literalmente, sem sair de casa.

Sugestões para estudantes do 1º ao 5º Ano do EF:

O Livro da Gratidão (Todd Parr, Editora Panda Books) - A obra traz uma reflexão sobre o significado da gratidão, além de incentivar e inspirar este sentimento por pequenas coisas do dia a dia que muitas vezes passam despercebidas.

Os problemas da Família Gorgonzola (Eva Furnari, Ed. Moderna) - Todo mundo tem algum problema e a família Gorgonzola também tem os seus. Só que os deles são um pouco sujos... Você tem coragem de botar a mão na massa e resolvê-los?
 

Sugestões para estudantes do 6º ao 9º Ano do EF:

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Roald Dahl, Selo Martins) - Charlie Bucket adora chocolate e o Sr. Willy Wonka, o mais incrível inventor no mundo, está abrindo os portões de sua “Fantástica Fábrica de Chocolate” para cinco crianças sortudas. Para Charlie, é o prêmio de uma vida! 

O menino do pijama listrado (John Boyne, Cia. Das Letras) – Uma fábula de guerra poderosa e encantadora, este livro foi publicado em mais de vinte países e teve mais de 6 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.


Sugestões para estudantes do Ensino Médio:

Cumbe (Marcelo D’Salete, Veneta) - A premiada graphic novel aborda a escravidão no Brasil colonial. Protagonizada por escravos, a obra traz quatro contos que narram a luta contra a violência sofrida pelos negros e a busca pela liberdade.

O fio das missangas (Mia Couto, Cia. Das Letras) - Em histórias de desencontros, de incompreensões, de vidas incompletas e de sonhos não realizados, Mia Couto condensa as infinitas vidas que podem se abrigar em cada ser humano. A obra reúne 29 contos unidos como missangas em um fio.