Materiais não estruturados: como secar caroços e sementes
Atividades com caroços e sementes secas ajudam na motricidade fina, no aprendizado da matemática ou mesmo em trabalhos artísticos. São, também, um ótimo desafio e estimulam a criatividade dos pequenos. Estes materiais já são utilizados com frequência nas turmas da Educação Infantil do Colégio. Agora, passaram a ser alguns dos itens que compõem parte das listas de materiais da Classe Bebê ao Nível 4. Para esse novo formato, foram levadas em consideração a criatividade, a qualidade, a preservação do meio ambiente e a economia da comunidade escolar.
Para trazê-los para o Colégio em condições de uso, é simples e fácil: retire-os da fruta, lave-os com água corrente e deixe-os secar ao sol, de um dia para o outro. Quem preferir pode realizar o processo colocando as sementes no forno, por cerca de 30 min. Importante: nas atividades escolares, são utilizadas, apenas, sementes grandes, para que não haja risco para as crianças.
Para fazer em casa: Com as crianças, você pode separar e plantar algumas sementes. Uma ótima experiência pode ser realizada com o caroço do abacate. Antes de plantar, prepare um broto. Com três ou quatro palitos de dente, mantenha o caroço suspenso num copo d’água, com a ponta para o fundo do copo (foto abaixo). O líquido deve cobrir aproximadamente 2,5 centímetros dele. Coloque o copo em um lugar quente, evitando a luz direta do sol por cerca de 2 a 6 semanas até que as raízes apareçam. Depois, é só plantar. Os abacateiros desenvolvem-se melhor com umidade moderada e precisam ser regados de 2 a 3 vezes por semana. O tempo necessário para a árvore se desenvolver e começar a produzir frutos é de 5a 13 anos.