Maternagem e o brincar como chave da imaginação
Em 2024, o Colégio Santa Inês passou a receber bebês a partir dos 9 meses de idade! Essa novidade é um super desafio e, ao mesmo tempo, encanta a equipe multidisciplinar da Educação Infantil, que acompanha bem de perto os primeiros passos e tantos outros marcos de desenvolvimento e descobertas. Para os mais novos inesianos e suas famílias, a jornada educacional é marcada por muito amor em cada interação, seja no colo, no brincar, no explorar, no cantar para dormir, seja na celebração das primeiras conquistas… E na comemoração da maternagem não foi diferente.
Embaladas pela proposta “brincadeiras musicais com a mamãe”, as crianças e suas famílias tiveram a oportunidade de se conectar ainda mais, com canções que despertaram sorrisos e um ambiente estimulante e carinhoso, que auxilia e encoraja o desenvolvimento e a diversão: a sala de aula, já referenciada por eles. No sábado, 15 de junho, junto com a turminha do Nível 1, o roteiro também contemplou um presente para as figuras maternas: uma camiseta com a foto do bebê que as mães vestiram imediatamente, evidenciando que a proposta tocou seus corações.
No sábado, 8 de junho, além da 39ª Rústica, outro evento fez parte das vivências inesquecíveis da Educação Infantil com suas famílias: a festa em celebração à maternagem. O ginásio de esportes se transformou em uma galáxia imaginária bem distante da nossa e reuniu as crianças das turmas dos níveis 2, 3 e 4 com as figuras que exercem um papel significativo no cuidado delas: mães, avós, pais. Foi uma manhã para cuidar de quem cuida de alguém.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Rosana Cairuga, “o planeta Amor nasce à medida em que nasce uma criança! Esta temática surgiu a partir da empolgação com as propostas ao longo de todo o ano com as investigações do universo, dos planetas e da Via Láctea, também vivenciadas com a imersão em 360 graus do Urânia Planetário – o maior planetário móvel do Brasil, que visitou a escola.”
Mas, afinal, quem viveria nesse planeta Amor? O que teria e o que se faria nele? O roteiro das atividades contemplou essas dúvidas e as transformou em uma grande brincadeira entre mães e filhos, evidenciando a potência do brincar juntos como chave para a imaginação e elemento de conexão genuína entre eles.
A primeira dinâmica fez todo mundo movimentar o esqueleto com uma dança intergaláctica que aqueceu o corpo e a alma de todos os presentes, com movimentos alegres e mirabolantes para comemorar o nascimento dos planetas, planetinhas ou planetões!
Na sequência, as crianças e suas famílias brincaram com materiais recicláveis, como rolos de papel toalha e de plástico filme, que viraram lunetas luminosas junto às lanternas dos celulares para enxergar o formato de coração do planeta Amor. Fica o convite para realizar a dinâmica em casa com esses ou outros materiais recicláveis, usando da luz e da sombra como recursos lúdicos ricos em simplicidade e cuidado com o meio ambiente!
A festa da Educação Infantil para celebrar a maternagem, em 2024, também mostrou que o amor está no ar e o roteiro da festa foi composto de mais uma brincadeira em dupla que pode ser reproduzida em casa: com balões de coração simbolizando o planeta e caixas de ovos servindo de raquetes, a aventura fez o Amor viajar pela atmosfera.
Quando as mamães cansavam de explorar o universo, o carinho prevalecia, e as crianças faziam massagem e cantavam para elas. É muito importante cuidar de quem sempre nos cuida com tanto cuidado e aconchego! No final das dinâmicas, para deixá-las mais felizes, as crianças as presentearam com corações que pintaram em madeira para decorarem as suas casas. Sem dúvidas, a recordação mais linda foram os sorrisos, os abraços, os colos e os olhares que permaneceram juntinhos em mais uma oportunidade das famílias experienciarem o Colégio junto de seus pequenos.
Para conferir a playlist do evento e dar replay naquela música inesquecível, acesse https://open.spotify.com/playlist/3anP37pSjLrWeCKr9zJugQ?si=9Sas5CXYQzi67Spgj3GOaQ&pi=s0ztNi80RB2FR