
O que significa ser uma #EscolaQueSente?
O Colégio Santa Inês é uma #EscolaQueSente e tem como um dos parceiros o LIV (Laboratório de Inteligência de Vida), programa de educação socioemocional, que é referência no Brasil, e apoia estudantes, educadores e famílias no conhecimento e na gestão das emoções e dos sentimentos dentro e fora do espaço escolar. O LIV é um importante pilar do Projeto Pedagógico Inesiano e está presente no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, para que os estudantes desenvolvam seis habilidades indispensáveis para os desafios do hoje e do amanhã. São eles: colaboração, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e perseverança.
Um dos diferenciais de ensino, que faz do Santa Inês uma instituição educacional referência em Porto Alegre, é a estruturação do currículo sob a ótica da inteligência socioemocional, de modo organizado, intencional, sistemático e vivencial. As crianças e jovens participam de atividades práticas propostas pelo LIV e, com isso, se fortalecem como sujeitos capazes de ser, estar e agir em espaços coletivos, a partir do fortalecimento de vínculos, autorregulação, autoconhecimento e promoção do bem-estar físico, mental e social.
“Posicionar-se como uma #EscolaQueSente, significa, para o Colégio, formar integralmente inesianos que se desenvolvam para além do aprendizado cognitivo, afinal, promover competências socioemocionais é tão importante quanto a excelência e a alta performance de ensino, porque melhora o desempenho sob condições desafiadoras”, afirma a Coordenadora Pedagógica Geral, Maria Waleska Cruz.
Oportunizar, da Educação Infantil ao Ensino Médio, espaços de diálogo, escutas ativas, cuidados com a saúde mental e acolhimentos seguros já são práticas consolidadas no Santa Inês, como o Programa de Convivência Escolar. A parceria do Colégio com o LIV reforça a importância e potência de um currículo que permite o pensar e repensar as próprias atitudes, compreender o outro e o mundo (com respeito e empatia), e até mesmo criar e recriar Projetos de Vida com mais resiliência, conforme cada faixa etária necessita se expressar.
As crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais, por exemplo, têm o letramento socioemocional com uma metodologia apoiada em personagens que, em suas aventuras e histórias de vida, vivem, sentem e se relacionam com os outros, apresentando diferentes pontos de vista e superação de desafios do cotidiano, enfrentados por todos, mesmo que de formas de sentir diferentes, como ilustra o trecho do Manifesto do Colégio Santa Inês:
“Somos diversos e sabemos que cada membro da comunidade inesiana traz consigo uma bagagem de experiências únicas e que, uni-las, nos leva a perspectivas valiosas. Por isso, nos comprometemos com fortalecimentos de vínculos e escutas e olhares sensíveis, que criem espaços de acolhimento, para que todos se sintam bem-vindos e respeitados no Colégio.”