O Seminário Inesiano Nacional de Alfabetização - SINALFA - foi um sucesso! - Colégio Santa Inês

O Seminário Inesiano Nacional de Alfabetização - SINALFA - foi um sucesso!

No último sábado, 12 de julho, o Colégio Santa Inês foi palco de um importante encontro voltado à formação de educadores: o SINALFA 2025 – Seminário Inesiano Nacional de Alfabetização. Com uma programação intensa, o evento reuniu profissionais da Educação de diversas regiões do Brasil, promovendo um espaço de estudo, diálogo e integração em torno das práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Leitura e da Escrita, desde a Educação Infantil até os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Um encontro para pensar a Alfabetização em suas múltiplas dimensões

Compreendendo que a Alfabetização se constrói de forma contínua ao longo da trajetória escolar, o Seminário foi um investimento significativo na formação de qualidade de educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, pesquisadores e estudantes de Pedagogia, etc.

Diante dos desafios atuais da Educação, com turmas cada vez mais diversas e em constante transformação, o SINALFA 2025 proporcionou momentos de reflexão, atualização e troca de experiências, fortalecendo vínculos entre profissionais e instituições que compartilham o compromisso com uma Alfabetização significativa e inclusiva.

Programação formativa e inspiradora

O evento teve início às 8h com o credenciamento e uma abertura especial marcada por uma apresentação cultural das crianças do Coral do Colégio Santa Inês (regido pela professora Simone Hasslam) que encantaram o público, e pelas aberturas oficiais, conduzidas, com maestria pela Diretora, Irmã Celassi Dalpiaz, pelo presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, e pela Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux. A manhã seguiu com duas palestras:

Profa. Dra. Sandra Andrade (UFRGS), que abordou o tema Neuroeducação e suas contribuições para o processo de Alfabetização, ao ensinar como o cérebro aprende;

Profa Dra. Luciana Piccoli (UFRGS), que trouxe reflexões sobre o ensino da Leitura e Escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais.

Ainda pela manhã, os participantes puderam conhecer experiências inspiradoras no espaço de Compartilhamento de Boas Práticas, conduzidas pelas professoras inesianas Ana Lúcia Farias (Educação Infantil) e Júlia Martello (Anos Iniciais) - além de um momento de confraternização no coffee break.

À tarde, o foco foi nas atividades práticas. Oficinas em grupo, conduzidas pelas professoras do Colégio Santa Inês, ressaltando as metodologias ativas utilizadas em sala de aula — como a Rotação por Estações — estimularam a participação ativa dos educadores. Outro destaque foi a oficina de Mediação de Leitura com o livro “Obax”, que encantou pela sensibilidade e aplicabilidade.

O encerramento contou com duas palestras enriquecedoras:

Prof. Dr. Alexsandro da Silva (UFPE), com o tema Escrita da Educação Infantil aos Anos Iniciais;

Prof. Dr. Juliano Guerra Rocha (UFJF), que falou sobre a evolução da Leitura ao longo da trajetória escolar.

Um espaço de escuta, troca e valorização da Educação

O SINALFA 2025 cumpriu seu propósito de ser mais do que um evento: foi um espaço vivo de formação, acolhimento e fortalecimento da rede de educadores comprometidos com a qualidade e com a sistematização da Alfabetização.

Agradecemos a todos os participantes, palestrantes e equipe organizadora que contribuíram para o sucesso desta edição. Obrigado aos patrocinadores e apoiadores por tornarem possível a primeira edição do SINALFA. São eles: Bernoulli, ZOOM, LIV, Quinta da Estância, FTD Educação e Forma Conhecer.

Que os aprendizados e conexões estabelecidas no SINALFA sigam inspirando práticas transformadoras em sala de aula. Até a próxima formação!

As fotos do evento estão disponíveis aqui.

Certificados

Os certificados são enviados automaticamente pelo Sympla, para o e-mail cadastrado no ingresso. Caso não tenham recebido, os participantes poderão consultá-lo diretamente em "Meus Ingressos", acessando suas contas do Sympla.