Inesianos conquistam 55 medalhas em Olimpíadas Científicas
Em todos os anos, estudantes do Colégio Santa Inês participam de diversas olimpíadas de conhecimento – antes conhecidas como olimpíadas científicas. Em 2022, a escola contou com representantes em competições de Física, Astronomia e Astronáutica, Química, Matemática e Educação Financeira.
Ao total, os inesianos já trouxeram 55 medalhas para a casa. Além desses, nove estudantes classificados para a XXI Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul (OQdoRS 2022) e 12 para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) ainda aguardam os resultados da última fase das disputas. Na OQdoRS 2022, inclusive, todos que se candidataram foram para a final.
Em alguns conteúdos, a preparação ocorreu no contraturno escolar, após os professores identificarem aptidões e também áreas de interesse de cada estudante. “Essa é a melhor época da vida para testar as mais diferentes habilidades. Só assim os estudantes podem se descobrir e ter mais segurança sobre o que desejam para o futuro”, afirma a diretora da escola, Irmã Celassi Dalpiaz.
Ciência, espaço e sustentabilidade
No campo da Física, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio representaram o colégio na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).
Nessas competições, os inesianos conquistaram 33 títulos. “Tivemos medalhistas em diferentes etapas do ensino – Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio –, o que mostra o resultado do trabalho da escola e o alto potencial dos nossos estudantes”, comenta o professor de Física do Colégio Santa Inês, Gustavo Kessler, que acompanhou os competidores em todo o processo.
Além de estudos sobre o espaço e corpos celestes como o planeta Terra, a Lua e o Sol, essas olimpíadas abordaram temas envolvendo aviões, foguetes, satélites e sondas espaciais. “Na Mobfog, por exemplo, os estudantes foram desafiados a terem protagonismo e a trabalharem em equipe na construção do foguete”, complementa Kessler.
Matemática aplicada na vida
No universo dos números, algumas provas foram além de equações e mergulharam em um assunto que faz toda a diferença no futuro e nos projetos de vida: as finanças. Com quatro etapas, a IV Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF) rendeu 22 medalhas para o Santa Inês.
“A educação financeira é essencial na vida das pessoas, portanto ela se faz presente na sala de aula de forma global, preparando os estudantes no dia a dia e trazendo instrumentos para uma vida financeira saudável”, explica a professora de Matemática, Jordana Stremel.
Na OBEF, os estudantes trabalharam questões como produção e consumo, orçamento pessoal e familiar, planejamento financeiro, custos, despesas, receitas, preços e lucros, investimento, cartão de crédito, moedas, juros, desconto e amortização, cooperativismo de crédito e educação fiscal.
Confira os medalhistas do Santa Inês em 2022:
- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA)
Ouro
Luísa Grings Bopp
Vicente Pedron Chaves
Prata
Bernardo Wotrich Lopes
Isadora Etges Dallago
Lorenzo Susin Carvalho Baldi
Lucas Gonçalves De Barba
Rafaela Senff De Oliveira
Bronze
Isabela Netto Benetti
Gabriel Loureiro Flain
- MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES (Mobfog)
Bronze
Felipe Cervo Rotta
- OLIMPÍADA NACIONAL DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (ONEE)
Ouro
Antônio Mourão Homercher
Carolina Severo Moreira
João Vítor Teles Walmrath
Olívia De Moura Vieira
Prata
Daniela Mombach Da Silva
Guilherme Gasparin Gualdi
Isabella Bertolini Arsego
Lauro Barboza Caldasso
Leonardo Consatti Leal
Luise Cecchini Marques
Luiza Mazzoccato Abib
Rafaela Lemos Ostermann
Rafaela Senff De Oliveira
Thomás Mascarenhas Passos
Valentina Corrêa Avelar
Bronze
Ana Clara Deichel Mairesse
Anna Carolina Costa De Bona
Cristiano Steinhaus Quadros Da Silva
Isadora Farias Taveira
Letícia Baladão De Souza
Maria Eduarda Ferro Santos
Maria Eduarda So Estigarribia
Paula Sleimon Seligman
- IV OLIMPÍADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (OBEF)
Etapa Nacional
Prata
Eduardo Ferraz (único representante do Nível 1 do Rio Grande do Sul)
Isadora Dallago
Valentina Avelar
Bronze
Alice Romero
Bernardo Lopes
Giulia Toniolo
Etapa Estadual
Nível 1: 2º ano ao 3º ano do Ensino Fundamental
Bronze
Eduardo Ferraz
Nível 2: 4º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental
Bronze
Felipe Rotta
Guilherme Moreira
Nível 3: 6º ano ao 7º ano do Ensino Fundamental
Bronze
Camille Sperb
Luísa Crossetti
Rafaela Petry
Vicente Chaves
Nível 4: 8º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental
Prata
Alice Romero
Izabela Rocco
Bernardo Lopes
Carolina Moreira
Clara Daronco
Giulia Toniolo
Isadora Dallago
Luiza Bopp
Valentina Avelar