Por que brincar é preciso?

Jogos, show de talentos, natureza, fantasia e muita ludicidade! No Colégio Santa Inês, o mês das crianças está recheado de atividades diferenciadas, sempre alinhadas com a proposta pedagógica inesiana que investe na formação integral dos estudantes. “O que fazemos é dar maior potência para as brincadeiras, sempre relacionando com o desenvolvimento das habilidades necessárias para cada faixa etária”, explica a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux. Uma observação importante e que ressalta o papel do brincar na formação das crianças. 

De acordo com a Orientadora Educacional dos Anos Iniciais, Laura Bagatini, a programação contempla os múltiplos talentos e a valorização das diferentes linguagens. “A partir de propostas lúdicas, as crianças atribuem sentido para questões como cooperação no grupo, desenvolvimento da criatividade e sentimento de pertença entre outras habilidades essenciais para o fortalecimento das competências socioemocionais e cognitivas”, complementa a educadora.    

Impossível falarmos no Dia das Crianças sem pensarmos no brincar e na Educação Infantil. “O mês de outubro é sempre muito especial para nós, professores dedicados à infância”, observa a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil Inesiana, Rosana Rego Cairuga, lembrando que as crianças e sua conexão com a Natureza são a inspiração para o trabalho desenvolvido no Colégio. Entre as atividades previstas para este período tão especial, estão a produção das TiNis, a já tradicional e esperada Festa do Castelo na Floresta e as Rodas Cantadas, todas repletas de intencionalidade e aprendizado. “As Rodas Cantadas e as brincadeiras folclóricas, por exemplo, têm o objetivo de promover a cultura do brincar folclórico. É um aprendizado de vida que envolve emoção, movimento e cognição”, conclui Rosana.