Proposta de trabalho de Biologia vai além e integra estudantes e famílias
No início das atividades do 2º trimestre, os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio desenvolveram um trabalho em Biologia sobre Fungos. Para associar esse conhecimento ao ambiente em que estão, em isolamento com suas famílias, a professora Mariana Figueiró propôs a realização de uma receita de pão caseiro com a família. Os objetivos eram que, durante a produção de pão, os estudantes conseguissem visualizar o processo de fermentação e, posteriormente, apresentassem a aplicação do conhecimento, produzindo um vídeo no Tik Tok (aplicativo popular entre os adolescentes).
“Uma das maneiras mais concretas de visualizar os fungos, além dos famosos champignons, são os fermentos; pensei na produção de pães caseiros onde os estudantes poderiam ver o processo de fermentação acontecer e ainda comer um pão quentinho com a família”, explica Mariana, ao salientar que pediu, também, que os estudantes evidenciassem a fermentação com o experimento da flutuação de uma bolinha de massa do pão, colocada em água. “Assim, conseguiriam relacionar a flutuabilidade com a mudança de densidade da massa a partir da liberação de gás carbônico”, ressaltou a professora.
Os estudantes e suas famílias produziram juntos, pães lindos, além de consistentes explicações inseridas nos vídeos e em documentos criados por eles, trazendo os dados sobre a fermentação. “Oferecer conhecimentos relacionados ao contexto casa, estimula, além das aprendizagens da série: é uma oportunidade de essa família conviver e observar a condição de saúde das suas relações”, conclui a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires.