
Reflexões, leituras e conquistas nos Anos Iniciais
No dia 11 de agosto, comemoramos o Dia do Estudante, uma data que vai muito além da festa: é um convite à reflexão sobre a importância da educação e do papel ativo de cada criança na construção do conhecimento.
No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a data ganhou amplitude para além do dia, tornando esse momento especial, significativo e alinhado a valores como: curiosidade, protagonismo, respeito ao tempo de cada estudante e valorização das conquistas de cada etapa da jornada escolar.
Leitura literária com professora surpresa
Uma das atividades que encantaram os estudantes foi a “leitura literária com professora surpresa”. Cada educadora foi até uma turma diferente da sua para compartilhar uma obra literária, promovendo um encontro inesperado e afetivo por meio das histórias.
Sabemos que o termo "leitura literária" pode soar estranho à primeira vista, mas ele não é redundante. O uso do adjetivo "literária" serve para diferenciar esse tipo de leitura — voltada à imaginação, à sensibilidade e à fruição estética — das leituras informativas ou técnicas. Assim, destacamos o valor do contato com a literatura desde cedo como forma de enriquecer o repertório cultural e ampliar o olhar sobre o mundo.
Festa da Madame Tabu
No Auditório Madre Teresa, a mágica da matemática tomou conta com a divertida Festa da Madame Tabu! A personagem recebeu as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental em um momento lúdico, em que cada turma desafiou outra com um problema matemático envolvendo a multiplicação.
Durante a apresentação, a Madame Tabu (vivida pela professora e atriz convidada Márcia do Canto), acompanhada pela Orientadora Educacional do segmento, Andressa Borges e Silva, cantaram, junto com as crianças, a canção da personagem. Ao final, cada inesiano recebeu um kit com lápis e tabuada, para seguir explorando o universo dos números em sala de aula.
Além disso, os estudantes fizeram registros no caderno sobre o uso e os cuidados com a tabuada, e realizaram cálculos de multiplicação, utilizando esse novo recurso. O aprendizado ganhou leveza, humor e música!
Festa da Caneta
Já os estudantes do 4º ano participaram da emocionante Festa da Caneta, um momento simbólico que marca a transição do uso do lápis para a caneta. Mais do que a troca de um instrumento de escrita, essa celebração representa autonomia, responsabilidade e crescimento. Com entusiasmo e alegria, as crianças comemoraram essa nova etapa, prontas para seguir escrevendo suas histórias com ainda mais confiança. O toque especial? Os estudantes foram surpreendidos por kits com canetas apagáveis e cartas enviadas, carinhosamente, pelos familiares.
Em todas as propostas desenvolvidas, o Colégio Santa Inês reforça o compromisso com uma educação que valoriza o estudante em sua totalidade. Conforme a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux, “ao integrar a comemoração do Dia do Estudante aos projetos já em curso, fortalecemos a ideia de que aprender está diretamente ligado à vida, à escuta, à imaginação e ao pertencimento. Cada atividade proposta buscou favorecer a expressão da autoria, o exercício do protagonismo infantil e o estímulo à leitura de mundo, entendendo que o conhecimento vai além dos conteúdos, e se constrói nas relações, nas experiências e no respeito ao ritmo e à identidade de cada criança.”